sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Sanduiche de ovo para Cacá

En cuisine comme dans tous les arts, la simplicité est le signe de la perfection. (Curnonsky)
Bem gostoso e fácil de fazer, o sanduíche de salada de ovo é um clássico da cozinha de estudante. Serve como um almocinho rápido, um almojanta, um lanchinho para matar uma larica da madrugada...  
Lembra minha infância, minha avó fazia uma versão mais simples desse sanduiche, que eu adorava levar para o lanche da escola. Desta vez fiz uma versão mais caprichada, a começar pelo maravilhoso pão que eu trouxe da Brizza Forneria, de levedação natural e assado no forno a lenha. 
O molho foi uma maionese caseira. Já tem uma boa receita aqui no blog, que é batida a mão. Desta vez a praticidade falou mais alto e usei a receita de maionese de liquidificador do blog Viva o Bacon, que eu adoro; só que não adicionei alho, fiz a maionese simples. 
Ingredientes
3 ovos cozidos duros
3 fatias de queijo
3 fatias de presunto
folhas de alface
pão
Para a maionese:
1 gema
1 colher de suco de limão
óleo de girassol até dar o ponto (mais ou menos 2/3 de xícara)
sal
Modo de fazer
Cozinhe os ovos por dez minutos. Deixe esfriar, descasque e corte em cubinhos. 
Prepare a maionese, colocando no liquidificador a gema, o sal e o suco de limão. Ligue o aparelho e vá adicionando o óleo bem devagar e em fio, até dar o ponto de maionese. Desligue o aparelho, despeje a maionese em uma tigela, tempere com sal e adicione os ovos cozidos picados. 
Monte o sanduíche dividindo o pão ao meio, passando a maionese em ambas as partes, depois recheando com o presunto, o queijo e a alface. Feche com a outra metade do pão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll