terça-feira, 22 de outubro de 2019

Repolho recheado quase presidencial

“Ao cozinhar para cuidar, coloca-se na panela o significado que se dá a cada ingrediente e ao ato de preparar o alimento. Algumas receitas atravessam gerações e outras, mesmo mais atuais, pela repetição, se tornam tradição nas famílias. Comida vira saudade. Saudade de um tempo, de uma pessoa, de um lugar. Saudade que aconchega. Para cada um a saudade tem um gosto diferente” (Elza Carneiro e Luciana de Morais, Comida de afeto) 

Havia preparado há muito tempo, antes mesmo de começar este blog, uma versão de repolho inteiro recheado com carne. Outro dia vi o filme Les Saveurs du Palais, no qual a cozinheira conquista o lugar de cozinheira do palácio servindo ao presidente francês com um repolho inteiro recheado com salmão. Me deu na telha de preparar uma versão vegetariana para o almoço da familinha. A filhota vegetariana fica bem feliz!
É mais comum rechear o repolho em folhas separadas, como 'charutos'. Mas inteiro fica mais gostoso, além da bonita apresentação, perfeita para o almoço da familinha - ou até para o jantar do presidente da França :).


No recheio coloquei lentilhas, arroz integral, tirinhas refogadas de repolho. Cozinhei tudo no vapor e servi com um  molhinho de tomates bem simples. 
Ao contrário do que possa parecer, o repolho inteiro não é 'cavado' para rechear, e sim separado em folhas que são passadas em água fervente para ficarem flexíveis, depois são montadas em uma tigela redonda e presas em uma 'trouxinha' de guardanapo de cozinha. Parece complicado mas não é, é bem simples de montar.   
Esta receita tem muitas etapas, mas vale o trabalho envolvido. Ficou tão gostoso que não sobrou nem um pedacinho!

Ingredientes
1 repolho médio inteiro
Ingredientes do recheio
1 colher de sopa de azeite
repolho picado em tirinhas
1/2 cebola picada
2 colheres de salsinha picada
1 dente de alho picado
1 xícara de arroz integral cozido, escorrido
2 xícaras de lentilha cozida, escorrida
sal, pimenta
Para servir: molho de tomate
Modo de fazer 
Com cuidado, separe o repolho em folhas, procurando mantê-las inteiras. O jeito mais fácil é retirar a parte central fibrosa, por baixo da cabeça do repolho, fazendo um buraco. Colocar embaixo da torneira e deixar jorrar água na parte retirada, a água vai se infiltrando e separando as folhas naturalmente.
Separe umas dez folhas e retire a parte mais grossa da nervura central. Em uma panela grande, coloque muita água e deixe ferver. Junte as folhas e deixe por 2 minutos, para murcharem. Retire as folhas e reserve para esfriarem.
Do restante do repolho, separe metade para outros usos e a outra metade das folhas corte em tirinhas para o recheio. 
Prepare o recheio: em uma frigideira, aqueça o óleo e refogue as tirinhas de repolho até murchar. Coloque em uma  tigela, junte a cebola, o alho, a salsinha, os grãos de arroz e de lentilha. Tempere com sal e pimenta. 
Para a montagem, reserve uma tigela arredondada, forre com um pano de prato limpo e disponha as folhas de repolho preparadas, forrando a tigela. Faça uma camada dupla e deixe sobrar parte das folhas para fora da tigela. Coloque  uma folha de repolho no fundo da tigela, para segurar o recheio. Coloque o recheio e feche as pontas do repolho por cima, fazendo uma bola. Feche as pontas do guardanapo e amarre bem firme com um barbante, deixando bem apertado. 
Cozinhe a "trouxa" de repolho no vapor por meia hora. Desembrulhe e sirva quente com molho de tomate.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll