Lembrem-se: o último e mais importante ingrediente é compartilhar o prato com alguém que amamos (do filme Woman on top - Sabor da Paixão)
Ultimamente eu ando muito interessada em defumação de alimentos. Por isso, quando vi que “fumaça no prato” era o tema proposto pela Lina, do blog Chaud Patate, para a edição n. 31 do desafio culinário Foodista Challenge, criado por Stéphanie do blog Cuisine moi un mouton, resolvi participar. Hoje é um dia muito especial, acabei de perceber que este é o milésimo post do Lilica Gourmet!!
Eu optei por um prato simples, o shakshuka, ao qual adicionei berinjela queimada na boca do fogão, e ao final usei um método fácil para dar um delicioso sabor
defumado ao prato .
A primeira vez que vi uma receita de shakshuka foi no clássico
livro de cozinha brasileira, Comer Bem- Dona Benta. O meu exemplar, publicado em
1989, é a 65ª edição do livro. No capítulo ovos e omeletes, a primeira receita
é a de “ovos à Chekchuka”, identificada como prato marroquino. Mais recentemente, descobri com meu guru
Ottolenghi que é um prato da cozinha do norte da África. Mas os italianos tem o
“uova in purgatorio” e os mexicanos os ‘huevos rancheros”, e em todos a base é
a mesma: ovos cozidos em um molho bem temperado.
É um prato fácil, rápido e barato. Pode ser servido no café
da manhã, mas também como uma refeição rápida, um brunch, ou mesmo como prato
único em um jantar leve, com pão para acompanhar.
2 berinjelas
2 colheres de
azeite de oliva
2 cebolas picadas em cubinhos
1 dente de
alho amassado
3 tomates
picados
1 colher de
café de cominho moído
1/2 colher de
café de páprica defumada
2 ovos
Para defumar: um pedaço de carvão, 2 colheres de chá de óleo
Guarnição: coalhada tipo labne (ou iogurte natural ou grego), tahine, coentro ou salsinha
Modo de fazer
Começar por
furar várias vezes a casca da berinjela com uma faca afiada e levar diretamente
à boca do fogão, girando às vezes até queimar igualmente de todos os lados.
Deixar esfriar um pouco, retirar a pele, colocar a polpa da berinjela em uma peneira para escorrer.
Em uma frigideira, aquecer o azeite e refogar a cebola e o pimentão por alguns minutos. Juntar o alho amassado, a páprica o cominho, depois o tomate e metade da berinjela defumada. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar por alguns minutos. Se o molho engrossar demais, juntar um pouco de água. Provar, corrigir o tempero. Com uma colher, fazer duas cavidades e quebrar um ovo em cada uma. Deixar cozinhar em fogo baixo por cinco minutos.
Colocar sobre a chama do gás um pedaço de carvão, até ficar vermelho incandescente.
Colocar no meio da frigideira com o shakshuka um pequeno ramequim forrado com papel alumínio. No fundo do ramequim, colocar uma colher de chá de óleo. Com uma pinça de metal, colocar o carvão incandescente no ramequim, rapidamente colocar mais uma colher de chá de óleo sobre o carvão, tampar a frigideira e deixar fumegar por 2 minutos para perfumar o prato.
Servir logo, colocando por cima a outra metade da polpa de berinjela, o iogurte ou o labne, o tahine e coentro ou salsinha.
Servir logo, colocando por cima a outra metade da polpa de berinjela, o iogurte ou o labne, o tahine e coentro ou salsinha.
Os participantes da 31a edição do Foodista Challenge são:
* Chaud Patate * Dyen’s Kitchen * Fil et Croq * Fleurs de Thé * Gourmand et Bio * J’ai Toujours Aimé le Jaune Moutarde * Jeune et Affamée * Karibo Sakafo * Keskonmangemaman * La Ptite Ju Nantaise * La Table de Clara * Le Blog de Cata * Lilica Gourmet * Petite Cuillère et Charentaises * Quelques grammes de gourmandise * United Colours of Macarons * Cassio(non blogueur) *
Querida, sua receita ficou sensacional! O processo com a berinjela, a páprica defumada do tempero, a técnica com o carvão... você entrou mesmo no desafio! Sua participação já entrou no meu top 3! Obrigada por aceitar o convite e nos apresentar uma receita tão saborosa e feita com tanto carinho. Abraço
ResponderExcluirObrigada, Guria, a honra foi minha!! Amei participar do desafio! só preciso treinar o frances para responder as queridas e visitar os outros blogs! :)
Excluirp.s. Você poderia adicionar na lista de participantes dos seus artigos (pt-fr) o link para a receita de Cassio (non blogueur)? Desde já, agradeço. beijo
ResponderExcluirhttps://desafiochaudpatate.wordpress.com/2017/06/24/foodista-challenge-31-la-fumee-dans-lassiette-participation-des-non-blogueurs/
Mil posts! Parabéns!
ResponderExcluirTem mais posts do que notas de rodapé na minha pré-tese...
O blog é um trabalho de quase dez anos Leo :) Falando em tese... vamos mudar de assunto? Lembrei que tenho uma para terminar :)
ExcluirGostei desta receita . Está técnica de defumação , adorei ! Simples , fácil manuseio , me questiono como não fiz isso antes pois adoro coisas defumadas . Parabéns !!!
ResponderExcluirEntão? Vai lá na churrasqueira, pega um carvão e manda ver, Nandi !
Excluir