Porque as pequeninas maçãs caíram da arvore? Elas fizeram fila para se tornarem lindas mini tortas tatin na minha cozinha :)
Essas tortas foram resultado da brincadeira de sábado na cozinha. A ideia surgiu ao ver a pilha de lindas minimaçãzinhas na feirinha ecológica. Uma inspiração dessas é a salvação da cozinheira: acaba com aquela velha dúvida: o que fazer para o almoço da família?
Na preguiça de fazer massa, usei a massa de pastel folhado comprada pronta que tinha em casa, e ó, ficou ótima, sem frescuras.
8 maçãs bem pequenas
8 colheres de açúcar
1 colher de manteiga
massa folhada (usei apenas 4 unidades do pacote de 12 massinhas para pastel de forno)
Opcional: creme de leite fresco ou sorvete para servir
Modo de fazer
Descascar as maçãs, retirando o centro, mas mantendo as frutas inteiras (fica parecendo uma rosquinha, um pequeno donut).
Em uma frigideira, caramelizar o açúcar, em fogo baixo, agitando a frigideira, até obter um caramelo claro. Colocar as maçãs e a manteiga na frigideira do caramelo, deixando por 8 a 10 minutos em fogo baixo, depois virarem para cozinhar o outro lado. As maçãs vão adquirindo um lindo tom dourado.
Ligar o forno bem quente para pré-aquecer.
Distribuir as maçãs e o caramelo em pequenas forminhas (eu usei as de pão de mel). Reservar.
Retirar a massa folhada da geladeira, cortar círculos com diâmetro um pouco maior do que o das forminhas. Colocar por cima das maçãs, pressionando de leve na parte de dentro das forminhas.
Levar ao forno bem quente por 15 minutos ou até a massa crescer e ficar douradinha. As tortinhas ao sairem do forno estavam assim:
Desenformar morna, virando as forminhas sobre o prato de sobremesa. Servir logo. Se quiser, acompanhar com uma bola de sorvete ou uma colherada de creme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário