Eu nunca soube fazer bem peixe 'ensopado', mas esta caldeirada de inspiração portuguesa não tem erro. O molho é feito primeiro, você pode controlar o cozimento do peixe e dos frutos do mar, sem correr o risco de se desfazerem ou ficarem 'borrachudos'. Eu usei os produtos que encontrei na peixaria, fique à vontade para fazer outras combinações.
Confort food total para o almoço em um dia frio. Uma fatia de pão para molhar no caldo, uma taça de vinho e nada mais é preciso.
Ingredientes
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 pedacinho de gengibre fresco picado (mais ou menos uma colher de sopa)
4 sementes de cardamomo
500 g de tomates ou uma lata de tomates pelados
4 xícaras de caldo de peixe ou de água
600 g de filé de cação
200 g camarões descascados e limpos
100 g de lula em aneis
250 g de mexilhões (usei metade de berbigões)
3 batatas
sal, pimenta, azeite de oliva
Modo de fazer
Começar por fazer o caldo de base; m uma panela, refogar a cebola, o alho, o gengibre e o cardamomo. Juntar o tomate, deixar cozinhar 5 minutos, Adicionar o caldo de peixe (ou água), temperar com sal e pimenta, deixar cozinhar por meia hora em fogo brando. Reservar. Como eu queria um caldo aveludado, eu bati o molho com mixer, na própria panela, mas é opcional. Se gostar mais pedaçudo, deixa quieto.
Descascar as batatas e cortar em rodelas, cozinhando em água salgada, sem deixar cozinhar demais.
Para finalizar o preparo, em uma panela maior, colocar azeite de oliva que cubra o fundo da panela, depois ir colocando em camadas: primeiro os mexilhões, a seguir alguns conchas do molho, o cação, a batata, o restante do molho. Regar com mais um fio de azeite, tampar a panela e levar ao fogo brando, deixando cozinhar por mais ou menos 5 minutos, contados a partir do inicio da fervura. Juntar a lula e os camarões, deixar cozinhar mais 5 minutos.
que delícia!!
ResponderExcluirlindas fotos, quem tirou? HIHIHIHI
Ops, esqueci de dar os créditos, que feio! As fotos não são minhas, são arte da Cacá! Obrigada Cacá pelas lindas fotos para o blog. Espero que a retribuição da fotógrafa possa ser paga em caldeirada de peixe :)
ResponderExcluir