sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sorrentino de moranga cabotiá e carne seca ao molo de sálvia




Esta deliciosa massinha de duas cores foi um projeto de fim de semana, preparado para o jantar das queridas confreiras, com ajuda da L. e do P. As massas foram feitas de acordo com as receitas que já estão aqui no blog, para o recheio misturamos abóbora e carne seca. O molhinho simples, de manteiga e sálvia deixou a massa e o recheio brilharem. Muito gostoso!

Ingredientes da massa 
400 g farinha
4 ovos caipiras
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 pitada de sal
3 colheres de espinafre cozido e liquidificado

Ingredientes do recheio 
200 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho amassado
1 colher de óleo
½ moranga cabotiá cozida e amassada em purê
1 pitada de açúcar
1 pitada de noz moscada

Ingredientes do Molho burro e sálvia
100 g de manteiga
12 folhas de sálvia
1 dente de alho inteiro

Modo de fazer
Preparar as massas, fazendo um monte de farinha sobre a bancada, abrir uma cova no meio, juntar os demais ingredientes e ir incorporando à farinha, do centro para fora.  Separar um terço da massa e juntar o espinafre. Trabalhar as massas das duas cores até ficarem lisas, sem sovar. Fazer duas bolas de massa, cobrir e deixar descansar por pelo menos trinta minutos.
Para o recheio, temperar a moranga com o açúcar e a noz moscada. Reservar. Aquecer o óleo, fritar as cebolas, o alho e as lascas de carne seca. Deixar esfriar e reservar.
Com rolo ou na máquina, abrir as duas massas em separado, até ficarem bem finas. Cortar a massa verde em tiras, pincelar as tiras com água e dispor as tiras sobre a massa amarela, de forma alternada, formando listras. Passar novamente o rolo ou na máquina para fixar bem.
Colocar 1 folha de massa sobre a bancada, dispor espaçadamente colheradas do recheio de moranga, lascas de carne seca, cobrir com outra folha de massa, apertar ao redor do recheio e cortar a massa com cortador próprio. Reservar as massinhas recheadas em uma travessa, intercalando com farinha de milho ou sêmola para não grudarem. 
Para o molho, levar ao fogo a manteiga em uma frigideira grande com o alho, juntar as folhas de sálvia.
Para finalizar, cozinhar os sorrentinos em água fervente levemente salgada, por 2 minutos. Juntar o molho e servir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll