On allait au bord de la mer Avec mon père, ma sœur, ma mère Et quand les vagues étaient tranquilles On passait la journée aux îles Sauf quand on pouvait déjà plus (Stacey Kent, Les vacances au bord de la memer)
Na visita ao Mercado Público de Porto Alegre, atraíram a minha atenção as sardinhas, já limpinhas e abertas, prontinhas para o preparo. Poucas coisas são mais gostosas do que estes pequenos peixinhos fritos. Lembram praia, férias, verão, o mar que Porto Alegre não tem.
Assim, não resisti e trouxe uma porção delas para o almoço. Um molhinho tártaro, uma saladinha para acompanhar e pronto: fingimos que estávamos de férias na beira do mar. :)
700g sardinhas limpas e abertas
gotas de limão, sal, pimenta
farinha de trigo, 1 ovo, farinha de rosca (usei panka)
óleo para fritar
Modo de fazer
Limpar as sardinhas e deixar escorrer bem. Temperar com sal, pimenta e gotas de suco de limão.
Em duas folhas separadas de papel toalha, colocar farinha de trigo e farinha de rosca. Temperar com uma pitada de sal. Em uma tigela, bater o ovo com uma pitada de sal e pimenta. Passar as sardinhas primeiro na farinha de trigo, depois no ovo, depois na farinha de rosca.
Colocar óleo em uma frigideira funda, esquentar bem e ir fritando as sardinhas aos poucos, até ficarem douradinhas.
Muito bom Carla, um prato de sardinhas e uma caipirinha sempre uma boa companhia. Abraço.
ResponderExcluirExcelente ideia. Deve ter ficado muito bom. Que tal um vinho branco para acompanhar.
ResponderExcluirVou me permitir te dar uma sugestão: o Pulenta (isso mesmo, com U), argentino. ótimo vinho. Beijo e "bon apetit".
É mesmo, Leandro e Cati, esqueci do detalhe do acompanhamento do prato, caipirinha ou cerveja são perfeitos! Primo Cancioneiro, nunca provei esse vinho, anotei tua sugestão, obrigada!
ResponderExcluir