quarta-feira, 24 de junho de 2020

Molho romesco

Les choses sont bonnes quand elles ont le gôut de ce qu'elles sont. (Curnonsky)


Adoro molho romesco, foi paixão à primeira bocada. Na ocasião, provei uma 'calçotada', uma espécie de cebolinha grelhada, da qual o molho romesco é o acompanhamento tradicional.
É um molho que fica simplesmente perfeito com legumes grelhados. Assim, para um churrasco vegetariano, fiz um romesco com o que tinha em casa - pimentão amarelo e vermelho e com nozes em substituição às tradicionais amêndoas/avelãs. Ficou delicioso.
A sobra ficou em um potinho na geladeira e não durou nada, pois é muito versátil e combina com tudo - vai bem com peixe, frango, legumes crus, no sanduíche, na salada... 

Ingredientes
3 pimentões (usei 2 amarelos e 1/2 vermelho)
2 colheres de azeite de oliva
40 g de nozes
2 dentes de alho
1 colher de chá de páprica defumada
1 pitada de pimenta de caiena
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
sal, pimenta

Modo de fazer
Corte os pimentões, retirando as sementes. Coloque em uma assadeira com a pele para cima, regue com azeite e asse na parte de cima do forno, até ficarem tenros. Em uma frigideira, aqueça um fiozinho de azeite, toste levemente as nozes, adicione o alho e a salsinha e ao final a páprica defumada. Junte os pimentões assados e leve tudo ao processador. Eu preferi deixar meio rústico, sem homogenizar totalmente. Prove e tempere com sal e pimenta, a gosto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll