sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Filé de peixe assado com crosta crocante de panko e ervas

Numa mesa sem cristais ou boas maneiras, eu aprendi que as refeições são muito mais do que receitas. São os produtos, em primeiro lugar, e os sentimentos que estão enraizados na paisagem, nos rostos, numa vida cotidiana familiar, numa felicidade mais ampla que a mesa. (Alain Chapel, La cuisine, c'est beaucoup plus que des recettes)
Receita tão simples e fácil, que quase não é uma receita. O file de peixe é temperado, colocado em assadeira e coberto com uma farofinha com ervas. Vai ao forno e já está: crosta deliciosamente crocante, nada de fritura, nada de muita louça para lavar e nem sujeira no fogão.
É ou não é muito fácil? E fica uma delícia, a crostinha supercrocante faz croc croc! Para acompanhar, vale uma saladinha, um arrozinho ou purê.
Ingredientes para 4 pessoas
800 g de filé de peixe (usei tilápia)
sal, pimenta, gotas de suco de limão
3/4 de xícara de farinha panko (ou então igual quantidade de torradinhas tipo coquetel moídas)
2 colheres de ervas picadas (usei salsinha e cebolinha, mas pode ser tomilho, alecrim)
3 colheres de azeite
raspinhas de limão
Modo de fazer
Tempere o peixe com usei sal, pimenta e suco de limão. Deixe tomando gosto por alguns minutos.
Ligue o forno para pré-aquecer a 180 graus.
Prepare a crosta, misturando em uma tigela a farinha tipo panko, o azeite, as ervas picadinhas e as raspinhas de limão. Fica tipo uma farofinha. 
Unte uma assadeira (se quiser forre com papel alumínio), disponha os filés de peixe e coloque a farofinha por cima, pressionando um pouquinho. Leve ao forno até a casquinha ficar dourada (no meu forno leva cerca de 15 minutos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll