“On our earth, before writing was invented, before the printing press was invented, poetry flourished. That is why we know poetry is like bread; it should be shared by all, by scholars and by peasants, by all our vast, incredible, extraordinary family of humanity.” (Pablo Neruda)
Resolvida a preparar pãozinhos quentinhos para o café da querida familinha, a bonita massa depois de crescida me inspirou a preparar duas versões diferentes de roscas, ou rolinhos.
Dividi a massa em duas porções, abri com o rolo e em cada parte coloquei um recheio diferente: uma parte levou recheio de coco e outra recheio de canela, ao estilo dos cinamon rolls americanos. Os cinammon rolls ainda levam uma calda de açúcar que é colocada por cima dos pãezinhos ainda quentes, mas eu achei que não carecia.
Fiz os rolinhos de coco passando manteiga e polvilhando com açúcar e coco (como a receita que já tem aqui no blog). Joguei também uma pitadinha de sementes de erva doce, porque, sei lá, me deu na telha. :) Para os rolinhos de canela, depois de aberta a massa com o rolo, espalhei manteiga, polvilhei com canela e açúcar.
A finalização dos dois tipos é a mesma: enrolar a massa, como rocambole e cortar fatias de mais ou menos dois dedos de espessura. Os rolinhos já recheados, esperando a segunda levedação, ficaram assim:
Por fim, depois de assados, o resultado: pequenas fofurinhas doces que agradam a todo mundo:
Segue a receita, completa:
Receita da massa:
1 kg de farinha
2 pacotinho de fermento biológico seco
2 xícaras de leite morno
50 g de manteiga amolecida
1/2 xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de sal
Recheio de canela:
75 gramas de manteiga amolecida
2 colheres de canela
1/2 xícara de açúcar
Recheio de coco:
75 gramas de manteiga amolecida
1/2 xícara de coco ralado
1/2 xícara de açúcar
Modo de fazer:
Começar pela massa do pão. Colocar a farinha sobre a bancada, misturar o fermento, fazendo um monte. Fazer uma cova no centro e despejar os demais ingredientes, incorporar tudo e sovar por mais ou menos dez minutos. Colocar em um tigela untada, cobrir com um pano e deixar dobrar de volume.
Para rechear, polvilhar a bancada com farinha, dividir a massa em duas partes e abrir uma delas com ajuda de um rolo.
Para o pão de canela, espalhar a manteiga, polvilhar com a canela e por fim com o açúcar. Enrole a massa como rocambole, cortar fatias de mais ou menos dois dedos de espessura e colocar em assadeira untada.
Para os pães de coco, abrir a outra metade da massa, espalhe a manteiga, polvilhe com o açúcar e o coco. repita o procedimento de enrolar, cortar e colocar na assadeira.
Deixe os pães crescerem por mais uma hora, depois leve ao forno quente por mais ou menos 40 minutos, até crescerem e ficarem douradinhos.
Que lindos !!! uma delicia
ResponderExcluir