sexta-feira, 27 de julho de 2018

Torta de porco e cogumelos

Everything in a pig is good. What ingratitude has permitted his name to become a term of opprobrium? (Grimod de la Reynière)
Em geral não sou muito fã de fazer tortas, é um pouco trabalhoso, tem várias etapas de preparações em separado - recheio, massa. Mas num dia de meio de semana tinha um pouquinho de muitas coisas boas na geladeira, de modo que resolvi deixar a preguiça de lado e colocar tudo numa torta. Era para ser a entrada, mas ficou sendo o prato principal do almoço, acompanhada só de uma saladinha. A fatia que sobrou foi degustada no lanche. Tão bom que fiquei pensando... porque mesmo eu não faço mais tortas?  
Ingredientes
1 colher de manteiga
2 cebolas
1 talo de alho poró
200 g sobra de carne de porco frita
1/2 bandeja de cogumelos
12 ovos  de codorna
salsinha picada, sal, óleo, 1 ovo batido
Ingredientes da massa
1 1/3 xícara de farinha (mais um pouquinho para polvilhar a bancada)
1 pitada de sal
1/2 xícara de banha
1/4 xícara de água gelada
2 colheres de vinagre
Modo de fazer a massa
Coloque a banha no congelador. No copo do processador, coloque o sal e a farinha. Adicione a banha e pulse algumas vezes até ficar uma mistura como farofa. Junte a água e o vinagre, bata por alguns segundos até que a massa vire uma bola. Embrulhe e leve à geladeira.    
Modo de fazer o recheio
Corte as cebolas e o alho poró em cubos. Pique a salsinha. Pique os cogumelos. Corte a carne em cubos. Cozinhe os ovos de codorna, deixe esfriar e descasque.
Aqueça a manteiga em uma frigideira grande. Junte um fiozinho de óleo. Frite a cebola, junte o alho poró, refogue mais um pouco, depois os cogumelos. Junte a carne, refogue. Tempere com sal, junte a salsinha, desligue o fogo. Deixe esfriar.
Para finalizar
Ligue o forno a 200 graus para pre aquecer.   
Retire a massa de torta da geladeira, divida em duas porções, uma maior do que a outra (mais ou menos 2/3 da massa).  Abra muito delicadamente a parte maior da massa com um rolo em uma superfície enfarinhada, de um tamanho que cubra o fundo e as laterais da forma de torta. Coloque na forma, preencha com o recheio, junte os ovos de codorna.

Abra a outra parte da massa, cubra a torta, pressionando as laterais para grudar da massa de baixo. Faça alguns cortes na cobertura.

Pincele com ovo batido.     
Leve ao forno, reduza a temperatura para 180 graus e deixe assar até a massa ficar dourada.
 
Sirva em fatias.

Um comentário:

  1. Oi amiga, boa tarde!
    Xô p/essa preguiça de fazer torta, depois dessa deliciosa tenho certeza que vc virou uma "torteira" de primeira kkk.
    Amei a receita e fiquei daqui só imaginando essa última fatia que eu nem pude provar. Hummm!
    Bjssss e um excelente FDS desejo p/vcs

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll