Que trança não se destrança?
O grito que voou mais alto
Foi um grito de criança.
(Mário Quintana, Canção de domingo)
Para um jantar com a filhotinha, o filezinho de porco que a querida avó nos trouxe foi temperado muito simplesmente, dourado na frigideira e depois levado ao forno. Como é um corte pequeno, foi ao forno só por alguns minutos. Ficou super suculento e, acho que devido ao corte em tiras, bem temperado por igual.
O 'charme' da receita ficou por conta do trançado da carne, que fez bonito na mesa. Ficaria lindo em uma ocasião especial fazer vários desses e colocar em uma bela travessa. Daria para incrementar trançando junto fatias de presunto ou de bacon.
Ingredientes para duas pessoas
1 filé mignon de porcosal, pimenta, limão
óleo
Modo de fazer
Corte o filezinho em três tiras no sentido longitudinal, sem cortar até o fim para não separar as tiras. Tempere com sal, pimenta e gotas de limão. Se possível, deixe descansar alguns minutos para absorver melhor o tempero. Faça uma trança com as tiras, amarrando a ponta.
Ligue o forno a 180 graus.
Em uma frigideira que possa ir ao forno, aqueça uma colher de óleo e doure a carne, de todos os lados. Leve ao forno por cerca de quinze minutos para terminar de cozinhar. Sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário