If your mother cooks Italian food, why should you go to a restaurant? (Martin Scorcese)
Eu sempre tive uma certa implicância com gnocchi, ou nhoques, estas pequenas delicinhas italianas. Acho que por ser um prato que tem várias etapas, me dava um pouco de preguicinha de fazer.
Mas a pedido da filhota, resolvi jogar a preguiça fora e com ajuda dela saiu da cozinha uma bela porção de nhoques, com direito a almoço e janta. E no fim descubro que não foram difíceis de fazer, nem tão demorados quanto eu me lembrava. A parceria com a querida filha nos trabalhos e o resultado dessa nossa incursão à cozinha me convenceu que devemos abandonar a preguiça mais vezes... os nhoques ficaram deliciosos, levíssimos, muito superiores aos que vêm em pacotes do supermercado. Não tem comparação! E dizem na Itália que dá sorte comer nhoque no dia 29, então, te joga, é hoje!!
Abrimos metade da massa no método tradicional, fazendo rolinhos e cortando os travesseirinhos de massa. Não só por charme, mas também porque pegam melhor o molho, fizemos ranhurinhas nos nhoques. Usei a tabuinha que eu ganhei da querida professora Giuseppina na aula de cozinha italiana, e guardo com muito carinho. Também dá para marcar os nhoques pressionando contra os dentes de um garfo. Servimos com o delicioso molho alla puttanesca feito pela filhota.
A outra metade da massa reservamos na geladeira em um saquinho plástico, e fizemos os gnocchi para o jantar, quando aproveitei para testar a nhoqueira que vem com o espremedor de batatas. O resultado ficou muito bom também. Além do mais, achei prático, pois não teve sujeira na bancada, é só colocar a massa no aparelhinho, cortar no tamanho desejado e cozinhar. Existem alguns aparelhinhos específicos para fazer nhoques, que se encaixam na borda da panela. O meu é mais simples, é um copo com três furos grandes que encaixa no espremedor de batatas, veio junto na caixa do espremedor, como acessório. Você coloca a massa de nhoques, vai apertando a alavanca e a massa vai saindo pelos furinhos, é só ir cortando, como mostro nas fotos abaixo no passo a passo. Estes eu servi alla sorrentina: com molho de tomate, mozzarella e folhinhas de manjericão.
Ingredientes (para 4 pessoas)1/2 kg de batata, de preferência de casca rosa
3/4 de xícara de farinha de trigo, mais algumas colheradas para polvilhar a bancada
1 colher rasa de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de parmesão ralado
1 gemas
1 pitada de noz moscada, sal e pimenta
Modo de fazer
Cozinhe as batatas, escorra bem e amasse ainda quentes, formando um purê. Coloque o purê em uma tigela, junte a farinha, a manteiga, as gemas, o queijo, a noz moscada, sal e pimenta a gosto. Misture com uma colher de pau, depois amasse um pouco até ficar homogêneo.
Para modelar os nhoques, o método clássico é estender a massa em rolinhos da espessura de um dedo sobre a bancada polvilhada com pouca farinha, depois cortar com uma faca em pedacinhos de mais ou menos 2 cm.
Se quiser que os nhoques fiquem com pequenas ranhuras, aperte cada gnocco contra os dentes de um garfo ou use uma tabua de nhoques.
Vá reservando sobre a bancada os gnocchi prontos.
Para cozinhar é muito fácil. Em uma panela, aqueça bastante água. Quando ferver, vá colocando os nhoques. No momento em que subirem à superfície, boiando, estão prontos, retire com uma escumadeira.
Sirva quentes com o molho da preferência. Servimos com molho alla puttanesca, a foto do prato está no inicio do post.
Para os nhoques feitos na nhoqueira, colocar a massa no aparelho e ir cortando diretamente sobre a panela de água fervente:
Estes foram servidos com molho de tomate, mozzarella e manjericão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário