sexta-feira, 23 de junho de 2017

Rocambole de frango recheado

Quando penso na alegria voraz com que comemos galinha ao molho pardo, dou-me conta da nossa truculência. (Clarice Lispector, Nossa truculência)


Alguém me explica porque eu nunca tinha feito bolo de carne de frango? É muito gostoso, reconfortante, fácil de fazer, as sobras rendem um delicioso sanduíche no dia seguinte. 
Quer mais? É muito versátil: vale caprichar no tempero da carne, adaptando ao paladar dos comensais. Dá para variar no recheio. Eu usei aspargos e pimentão, mas poderia ser cenoura, espinafre, tomates secos, cogumelos, presunto, queijo... Também dá para deixar sem recheio, só mesmo o bolo de frango. 
Para ficar bem leve, não usei farinha de rosca, nem pão na massa, só mesmo o peito de frango moído. Contornei o risco de ficar seco demais acompanhando com um molhinho. Junto com o purê de couve flor, ficou delicioso e levíssimo! (ideia gorda para a próxima vez: enrolar em fatias de bacon antes de assar. Para ficar 'de bacon' a vida... hehehe). 

Ingredientes para 4 pessoas 
600g de frango cru moído
1/2 cebola bem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
tempero verde picado, sal, pimenta
Recheio a gosto (eu usei aspargos e pimentão)
Opcional: molho de pimenta ou molho de tomates (3 tomates picados, 1 cebola picada, azeite de oliva, sal)

Modo de fazer 
Ligue o forno a 190 graus para pré-aquecer.
Misturar os temperos no frango. Abrir uma folha de papel filme na bancada, espalhar a mistura na espessura de mais ou menos um centímetro, até obter um retângulo. Distribuir o recheio (no caso usei fatias de presunto e aspargos). Enrolar como rocambole, com ajuda do papel filme. Retirar o papel, colocar o rolo em uma assadeira untada, alisando a superficie. Coloque um fiozinho de azeite por cima. Leve ao forno por cerca de 40 minutos.
Servir o rocambole em fatias com o molho escolhido.
Eu servi com molho de pimenta, mas se quiser fazer o molho de tomates para acompanhar, aqueça o azeite em uma panelinha, refogue a cebola, junte os tomates, tempere com sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até apurar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll