quarta-feira, 10 de maio de 2017

Receita de coxas e sobrecoxas recheadas

Um cozinheiro não é um contador. Um cozinheiro é um artista. (Os sabores do palácio)


Gosto especialmente do frango, recheado ou não, feito desta maneira, começando o preparo na frigideira na boca do fogão e sendo finalizado no forno. Fica sempre suculento e douradinho, além de ficar pronto bem rápido, o que é ótimo quando se tem pressa, ou muita fome, ou  os dois :). 
É melhor usar uma frigideira que possa ir ao forno, pois faz menos bagunça e só suja um recipiente. Menos louça para lavar é tudo que a gente quer quando vai pra cozinha... 
Então, pode fazer essa receita com ou sem o recheio. Sem recheio é muito bom, mas com recheio fica especial, o recheio ajuda a manter a suculência da carne e dá um 'up' no sabor do velho frango de todo dia. Pode rechear com frutas secas, sálvia ou outras ervas, queijo, presunto, maçã, pesto, bacon, brócolis, espinafre, farofinha, enfim, variações quase infinitas... Envolve  desossar as peças do frango, o que pode parecer bem assustador para quem nunca tentou. Mas o resultado é tão gostoso que eu acho que vale a pena tentar. Depois de desossar o primeiro, os seguintes são mais fáceis. Promessa de cozinheira :)

Ingredientes
coxas e sobrecoxas de frango, sem separar (1 conjunto por pessoa)
recheio a gosto (usei uma pastinha feita com ricota, manjericão, azeite e castanha de caju)
2 dentes de alho, 1 ramo de alecrim (opcionais)
sal, pimenta, azeite

Modo de fazer
Preparar o recheio.
Desossar cada peça de coxa e sobrecoxa, sem separar as partes. Se quiser, deixe o osso da coxa com a ponta para fora. Temperar com sal e pimenta, dos dois lados. Abrir a carne e colocar duas colheradas de recheio. Fechar, enrolando o recheio. Amarrar com barbante culinário.
Ligar o forno a 180 graus para pre aquecer. Levar uma frigideira ao fogo com um fiozinho de azeite, os dentes de alho inteiro e o alecrim, dourar a carne de todos os lados. Levar a carne ao forno, na própria frigideira se puder ir ao forno, ou então colocar em uma travessa refratária ou assadeira e assar por vinte minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll