Contigo aprendi que o amor reparte
mas sobretudo acrescenta,
e a cada instante mais aprendo
com o teu jeito de andar pela cidade
como se caminhasses de mãos dadas com o ar,
com o teu gosto de erva molhada,
com a luz dos teus dentes,
tuas delicadezas secretas,
a alegria do teu amor maravilhado,
e com a tua voz radiosa
que sai da tua boca
inesperada como um arco-íris
partindo ao meio e unindo os extremos da vida,
e mostrando a verdade
como uma fruta aberta.
(A fruta aberta, Thiago de Mello)
Em dúvida sobre o que fazer para entrada em um dia no qual os amigos vinham jantar, encontrei no mercado uma bandeja com lindas peras, pequenas e verdinhas. Meus problemas se acabaram: peras, gorgonzola, mel e nozes são uma combinação clássica, que nunca decepciona.
Em vez de simplesmente misturar tudo na salada, desta vez fiz um charminho na preparação e na apresentação, recheando as peras e assando com o queijo e as nozes. Ficaram tão bonitas que quase dava pena comer. e tão deliciosas que não sobrou nenhuma para contar a história.
Ingredientes
peras (tantas quantos forem os comensais)
nozes descascadas (tantas quantos forem os comensais)
queijo gorgonzola
manteiga, mel
Opcional: ramos de tomilho ou alecrim
Modo de fazer
Descasque as peras, mantendo o cabinho. Em uma frigideira, coloque um pouco de manteiga, aqueça e coloque as peras inteiras, deixando alourarem levemente de todos os lados. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Corte as peras, a mais ou menos um terço da altura, formando uma tampinha. Retire as sementes com auxilio de uma colherinha ou boleador.
Recheie com um pedaço de gorgonzola e uma noz, feche com a tampinha e prenda com um palito. Coloque as peras em uma travessa que possa ir ao forno. Regue com um fio de mel e, se quiser, distribua folhinhas de tomilho ou alecrim. Leve ao forno quente por 10 minutos, apenas o suficiente para aquecer as peras e o recheio. Não deixe muito tempo para não escapar o recheio de queijo.
Sirva assim mesmo ou acompanhe com uma saladinha verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário