Na casa da vovó bisa tem: gostosuraNa casa da vovó bisa tem: travessuraNa casa da vovó bisa tem: travesseiro Na casa da vovó bisa tem: brigadeiroNa casa da vovó bisa tem: tem um cheiroO cheiro do pescoço da vó bisa é bom demais(Oh! cheirinho bom do pescoçinho da vovó) (Gabriel, o Pensador, Na casa da Vovó Bisa)
Adoro o programa da Palmirinha, ela não parece a vó da gente? Ela é uma fofa, toda engraçada e às vezes se atrapalha toda na cozinha.
A receita de coxinha é uma das mais conhecidas da Palmirinha, ela já repetiu várias vezes no seu programa.
Vi o programa há algumas semanas, anotei tudinho.
No fim de semana chuvoso, achei que era a ocasião perfeita para experimentar a receita. Pois se até a Nigella Lawson sucumbiu às coxinhas quando visitou o Brasil, por que não ia funcionar aqui em casa?
Fui pra cozinha e fiz só metade da receita, improvisando com o que tinha em casa. O detalhe é que aproveitei a sobra de um daqueles frangos de 'televisão de cachorro'.
Resultado: bem mais fácil do que parece e delicioso. Eu fiquei mais fã ainda da Palmirinha!
Massa
1/2 litro de caldo de galinha
25 g margarina
25 g queijo ralado
300 g farinha de trigo
150 g mandioquinha cozida, amassada em purê
sal a gosto
Recheio
1 peito de frango desfiado
1 cebola pequena
1 tomate
muita salsinha picada
óleo, sal, pimenta
Finalização:
1 ovo
1 xícara de farinha de rosca
óleo para fritar
Modo de fazer
Para o recheio, em uma panelinha aqueça o óleo, refogue a cebola, junte o peito de frango, o tomate. Tempere a gosto e deixe cozinhar por alguns minutos, tempere a gosto. Junte o cheiro verde e apague o fogo. Deixe esfriar.
Para a massa, coloque em uma panela o caldo de galinha e leve ao fogo até ferver. Junte a margarina, o queijo e o sal. Adiciona e farinha de uma só vez e cozinhe mexendo, por 3 a 4 minutos, até desgrudar da panela. Espalhe a massa em uma superfície untada, junte a mandioquinha amassada e sove até misturar.
Para finalizar, em uma tigela, coloque o ovo, tempere com sal e pimenta, e mexa com garfo para misturar. Sobre uma folha de papel toalha, coloque a farinha de rosca.
Abra porçoes da massa na palma da mão, coloque o recheio no centro, feche moldando as coxinhas (mais ou menos como uma bola alongada). Passe pelo ovo, depois pela farinha de rosca e reserve.
Esquente o óleo para fritar me uma panelinha funda e frite as coxinhas aos poucos.
Oi Carla!
ResponderExcluirAmei seu blog,vc tem reveitas mara...,jão anotei algumas obrigada por compartilhar essas delícias.
Boa tarde t+.
Que bom, Ana, adorei sua visita, fiquei muito feliz com seu comentário, volte sempre por aqui!
ResponderExcluir