Domingo à noite, três meninas famintas, abrimos a geladeira meio deserta e por lá nos acenam uma sobra de um frango de televisão de cachorro, uma sobra de massa de torta, 1/2 lata de tomates.
Sem pretensões, a filhota e eu começamos a cozinhar. O frango foi desfiado e somado a um molho perfumado de tomate. A sobra de massa não chegava para a cobertura, então a filhota resolveu preparar um molho bechamel para jogar por cima do recheio.
Para nossa surpresa, nesse improviso saiu da cozinha a melhor torta de todos os tempos. A massa super crocante, o recheio de frango temperado e o cremoso do bechamel. Servimos com uma saladinha.
Ingredientes para uma torta pequena
1 disco de massa tipo pastelão, ou 1/2 receita de massa de torta (experimenta esta aqui)
1/2 frango assado, desfiado
1 cebola pequena
1 dente de alho
1/2 lata de tomates
1/2 receita de molho bechamel (receita aqui)
1/2 receita de molho bechamel (receita aqui)
Modo de fazer
Se não tiver a massa de torta pronta, comece o preparo por ela. Quando estive pronta, envolva com papel filme e leve à geladeira.
Para o recheio, aqueça um fio de azeite em uma panela, refogue a cebola picada, adicione o alho, depois os tomates. Deixe apurar por vinte minutos, depois adicione o frango desfiado. Deixe cozinhar mais alguns minutos, com a panela aberta para reduzir o líquido. Reserve.
Enquanto o molho de tomates apura, prepare o molho bechamel. Reserve.
Ligue o forno a 180 graus para pré-aquecer.
Abra a massa, cobrindo o fundo e as laterais de uma forma de 20 centímetros de diâmetro. Fure com um garfo o fundo da massa. Coloque uma folha de papel manteiga sobre a massa e coloque algum peso, como feijões crus (isso é para manter a massa fininha). Asse por uns 15 minutos. Retire do forno, retire o papel com os feijões e coloque o recheio de frango e por cima o bechamel. Volte ao forno por mais 20 minutos, para terminar de assar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário