Poeta é certo mas de cetineta
fulgurante de mais para alguns olhos
bom artesão na arte da proveta
narciso de lombardas e repolhos.
(Auto-retrato, Ary dos Santos)
(Auto-retrato, Ary dos Santos)
Na onda da modinha do arroz de couve-flor, fiz um prato que lembra o couscous marroquino, ou talvez um pilaf, ou sei lá exatamente o que. Importante é que resultou num prato levíssimo, soltinho e delicioso, os temperos elevando a couve flor a outro nível. Coloquei castanha de caju picada, que deu um toque crocante e untuoso delicioso.
Tenho um truque para fazer o 'arroz' de couve-flor. simplesmente coloco no copo do liquidificador, adiciono água para cobrir e só dou algumas pulsadas no botão do aparelho, para picar a couve-flor. Depois escorro na peneira e voilá: 'arroz' de couve-flor a jato. Coloco num pote coberto na geladeira, e vou usando, dura alguns dias na geladeira. Nunca tentei congelar, mas acho que daria certo também.
O 'couscous' fez par perfeito com o franguinho do almoço, e a sobra, fria mesmo à guisa de salada, acompanhou lindamente o peixe no jantar.
Ingredientes
1/2 couve flor
2 colheres de azeite de oliva
1/2 cebola pequena picada
1/2 pimentao vermelho pequeno picado
1 punhado de castanhas picadas (ou amêndoas, ou pinoles...)
1 colher de sopa de salsa e cebolinha picada (se gostar, pode juntar hortelã, coentro)
temperos a gosto (pitada de canela, curry, cardamomo, has el hanout...)
sal, pimenta moida
Modo de fazer
Coloque a couve flor no copo do liquidificador, cubra com água e pulse o botão algumas vezes, até obter pedaços pequenos, como grãos de arroz ou couscous. Coloque em uma peneira ou coador fino para escorrer a água. Leve a couve flor escorrida ao microondas ou cozinhe em uma panela com algumas colheres de água, por dois minutos, deixando ainda crocante. Reserve.
Aqueça o azeite em uma panela, refogue a cebola e o pimentão. Junte a castanha de caju, refogue mais um pouco. Tempere com sal e pimenta e mais a seleção de temperos que gostar (eu usei uma pitada de curry e outra de has el hanout). Junte a couve flor, mexa para aquecer e impregnar com o refogado e os temperos. Está pronto. Sirva quente ou frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário