quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Viva! Ai vostri amori!

'Viva il vino spumeggiante
Nel bicchiere scintillante
come il riso dell'amante,
Mite infonde il giubilo!
viva il vino ch'è sincero
Che ci alleta ogni pensiero
E che affoga l'umor nero,
Nell'ebrezza tenera.'
(Mascagni, Cavalleria Rusticana)
Para o jantar na casa de amigos, fiz um risoto de funghi.

Previamente, coloquei de molho em agua morna um pacote pequeno de funghi secchi por meia hora. Piquei duas cebolas em cubinhos pequenos. Coloquei para aquecer um litro de caldo (pode ser de carne ou de legumes, se for de legumes fica totalmente vegetariano). Escorri os cogumelos, reservando a água, e cortei em pedaços pequenos. Juntei a água do remolho do funghi ao caldo de carne.

Em uma panela, coloquei um fio de azeite de oliva e 30 gramas de manteiga. Deixei aquecer e fritei a cebola. Quando ficou transparente, juntei o funghi picado, fritei mais um pouco, depois juntei seis punhados de arroz carnaroli. continuei fritando mais um pouco, juntei uma dose de cachaça, deixei evaporar, e passei a juntar o caldo, concha a concha, mexendo sempre.







Quando o caldo estava cremoso e o arroz cozido, mas al dente, desliguei a panela, juntei mais 30 gramas de manteiga e um punhado de muzzarella de bufala picada.





Os comensais elogiaram bastante. Méritos devidos à noite estrelada, à boa conversa e ao excelente vinho da adega do dono da casa.

2 comentários:

  1. Querida Carla: tu presença sempre enche de alegria nossos corações! Venha sempre, pois a nossa casa é tua casa! Obrigado, Jairo, Fabi e Gabriel, "o chef"!

    ResponderExcluir
  2. Voces é que são muito gentis! E o pequeno Gabriel, como chef, promete! Te cuida, Alex Atala rsrs

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll