segunda-feira, 30 de julho de 2018

Pesto de salsão

When ordering lunch, the big executives are just as indecisive as the rest of us. (William Feather)
Por aqui já fiz pesto de manjericão, de salsinha, de cebolinha, de mostarda, de rama de cenoura, de rúcula, de coentro, sempre tendo como base a mesma receita, que faço para congelar sempre que o manjericão está vistoso. Então dá para perceber que 'pesto' é meio que um gênero, e que dá para 'pestar' muita coisa boa, concentrando o seu sabor e valorizando o ingrediente. Aliás dá para fazer pesto não só ervas, mas também com tomate seco, abacate, azeitona, pimenta... Basta bater, adicionando alguma coisa que dê consistência - amêndoas, castanhas, nozes, amendoim - juntar o azeite e caprichar nos temperos.
Tendo usado os talos do salsão para preparar um mirepoix, as folhinhas sobraram e deixei com os talinhos mergulhados em um potinho com água. Fui aproveitando, coloquei umas em uma salada quente de couscous, outras desidratei e misturei com sal grosso para fazer um sal de salsão, e ainda sobraram muitas folhinhas na bancada me acenando, ainda bem verdinhas. Joguei no copo do liquidificador, mais um azeitinho, alho, limão, castanhas do pará e voilá um pesto delicioso que servi com palitos de batatinha doce feitos na fritadeira sem óleo. Quando os palitinhos de batata terminaram, a gente queria comer o pesto direto do pote.
Ingredientes
2 xícaras de folhas de salsão
1/2 xícara de azeite
2 dentes de alho
1/2 xícara de castanhas do pará
2 colheres de queijo parmesão ralado
suco de meio limão, sal
Modo de fazer
Colocar os quatro primeiros ingredientes no processador ou liquidificador, bater, juntar o queijo e o limão, bater levemente. Temperar com sal.
Servir como molho para macarrão, na pizza, na sopa, no pão, no sanduiche, nos vegetais. Fica bom com tudo.

Um comentário:

arquivo

blogroll