terça-feira, 17 de novembro de 2015

Receita de pesto de mostarda

Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas, por um triz não sou uma bruxa. (Martha Medeiros)




Trouxe um belo pé de mostarda da feira de sábado, e inspirada pelo amarguinho da folha, achei que ia dar um molho pesto interessante. 
O pesto tradicional de manjericão sempre temos em casa, mas eu também já tinha feito com salsinha, com rúcula, rosso... Com mostarda é o primeiro, mas agora quero fazer sempre, pois adorei o resultado. 
Fica lindamente verde, pungente no sabor, que combina muito bem com o alho e o azeite e o melhor: a receita rende bastante, mais de duas xícaras de molho. Além de temperar o macarrão do almoço, fiz uma reserva na geladeira para usar em alguns dias, e o restante congelei em porções. Não coloco queijo quando congelo, deixo para adicionar depois quando for usar, se preciso. Porque o molho sem queijo é bem gostoso também.  
Para usar do mesmo jeito que o pesto tradicional: como molho de macarrão como eu fiz na foto, ou então no pão, na saladinha, nos legumes grelhados, para decorar o prato, e no que mais a sua imaginação mandar!

INGREDIENTES 
folhas de 1 pé de mostarda 
1/2 xícara de castanhas do pará picadas (ou nozes, ou amêndoas, ou pinoles)
2 dentes de alho descascados
cerca de uma xícara de azeite de oliva/óleo de girassol (usei metade de cada)
opcional: 1/2 de xícara de queijo parmesão ralado


MODO  DE FAZER
Higienize as folhas de mostarda e seque bem. Coloque no processador todos os ingredientes, menos o queijo, e bata. Se preciso, coloque mais óleo. 
Esta receita rende mais ou menos 2 xicaras e meia de molho. Usei uma generosa colherada no macarrão e do restante, congelei a metade, em três potinhos. 
À outra metade juntei o parmesão ralado e coloquei em um vidro na geladeira, dura alguns dias, se colocar por cima uma camadinha de azeite de oliva, para conservar. 

2 comentários:

  1. Já quero um pé de mostarda, já quero este molho.
    Que tudo, para mim basta! adorei!
    Abraços minha querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teretetê, esse molho nunca mais faltou por aqui, tem sempre na geladeira ou no freezer. Virou um coringão na cozinha, vai bem em tudo! Adorei a visita, volta sempre!

      Excluir

arquivo

blogroll