segunda-feira, 17 de julho de 2017

Bolinho de tempurá

Quando quero ter experiências místicas eu vou à feira. Cebolas, tomates, pimentões, uvas, caquis e bananas me assombram mais que anjos azuis e espíritos luminosos. Entidades encantadas. Seres de um outro mundo. Interrompem a mesmice do meu cotidiano. (Rubem Alves)


Depois que preparei tempura outro dia, fiquei pensando em fazer bolinhos com a massinha. Aproveitei um dia em que me acenavam da gaveta da geladeira uns legumes meio tristonhos. Uma sobra de chuchu, uma abobrinha pequena, um pedaço de pimentão vermelha, uma cenourinha.... Uma boa faca e alguns minutos foi tudo o que foi preciso para fazer tudo virar palitinhos coloridos. A massa é zás trás, para fazer em um minutinho.
Não me arrependi nadinha. Coloridos, crocantes, deliciosos... já vou avisando que são viciantes. Faz e comprova!

Ingredientes
100 g de farinha de trigo (se possível, gelada)
200 ml de água muito gelada
sal
Legumes variados, cortados em palitinhos (chuchu, abobrinha, cenoura, pimentão vermelho, abóbora, moranga, cenoura, batata doce, pepino japonês, cebola, brócolis, couve-flor, ervilha torta, vagem) 
óleo para fritar, molho de soja

Modo de fazer
Cortar os legumes em palitinhos. Enquanto faz a massa, reservar os legumes cortados sobre papel toalha, para ajudar a absorver qualquer excesso de umidade. Para a massa, peneirar a farinha em uma tigela, juntar o sal, adicionar a água gelada aos poucos, mexendo muito rapidamente com auxilio de hashis (palitos japoneses) ou de um fouet apenas até obter uma massa rala. Não se preocupe se tiver algum grumo e não bata demais!  
Em uma panelinha funda, aqueça o óleo para fritar. Quando estiver bem quente, vá passando montinhos dos legumes preparados na massa e colocando para fritar, como bolinhos, dois de cada vez. Escorra e coloque sobre papel toalha. 
Sirva com molho de soja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll