sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Receita de sopa aveludada de cítricos e abacaxi ao perfume de gengibre e baunilha


Preparei esta singela sopa como sobremesa para um jantar em um dia frio. Uma sopa para sobremesa pode parecer estranho, mas uma colherada deste prato afasta qualquer preconceito. 
O frescor dos cítricos combinados ao abacaxi, e o perfume delicado do creme de gengibre e baunilha, servido quentinho, fizeram uma combinação perfeita, que encerrou o jantar com chave de ouro. 
A foto, tirada à noite e às pressas, não faz jus à beleza e à delicadeza deste doce.   Vi a receita aqui, com vídeo e passo a passo.

Para as frutas
1 laranja grande
2 bergamotas
1 abacaxi pequeno
1 fava de baunilha

Modo de fazer
Raspe a casca da laranja e das bergamotas e reserve. Descasque as frutas, retire a pele dos gomos e as sementes, e corte em pedaços. Descasque o abacaxi, retire a parte central e corte em fatias. Pique dois terços das fatias em cubinhos pequenos. Retire as sementinhas da fava de baunilha e misture às frutas. Reserve a vagem da baunilha.
Misture as frutas picadas em uma tigela, tampe e leve à geladeira. A seguir, prepare o creme.

Para o creme
400 ml de creme de leite
400 ml de leite
1 xic de açúcar
1 pedaço de gengibre
1 fava de baunilha
1 pedaço de abacaxi
raspas de casca de laranja e bergamota

Modo de fazer 
Coloque o creme de leite e o leite em uma panelinha, aqueça até quase ferver. Junte o gengibre, o pedaço de abacaxi  reservado, a vagem da baunilha e metade das raspinhas de casca de laranja e bergamota reservadas. Desligue o fogo, tambe com papel filme, vedando bem, e deixe infusionar para perfumar o creme. Deixe esfriar, coe e retorne o creme coado à panelinha. 

Para servir, aqueça o creme. Coloque as frutas no centro do prato. Decore o prato com as raspinhas de casca de laranja e bergamota reservadas. Coloque o creme aquecido em um bule ou jarrinha e complete o prato na mesa, colocando o creme aquecido em volta das frutas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll