quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Receita de sopa de mani

E faço este verso perverso

inútil, capenga e lúbrico.
É possível que neste momento
ela se ria de mim
aqui, ali ou em Peiping.
Ora viva o amendoim.
(Carlos Drummond de Andrade, O procurador do amor)



Já contei por aqui que não vejo novelas, mas adoro assistir programas de culinária na televisão. Vi esta sopa em uma competição de cozinha na televisão argentina e fiquei curiosa.  
A sopa, de origem boliviana, usa um ingrediente 'surpresa', que costumamos usar ou torrado ou em pratos doces: o amendoim. Basicamente, é uma sopa de carne com legumes e amendoim.
Fiz uma salsa picante para acompanhar, com cebola roxa, tomate, milho e coentro picados.  Na mesa, o complemento perfeito é o molho de pimenta. Combina muito.

Ingredientes da sopa
1 fio de óleo
1 cebola picada
1 dente de alho picado
200 g de carne
2 tomates picados
2 cenouras picadas
2 batatas picadas
2 xícaras de amendoim cru, sem pele
sal, pimenta

Ingredientes da salsa picante
1 cebola roxa em cubinhos
1 tomate sem pele e sem sementes, em cubinhos
3 colheres de milho
1/2 maço de coentro picado
pimenta fresca picada, a gosto
molho de pimenta

Em uma panela de pressão, aqueça o óleo, doure a carne, junte a cebola, o alho, refogue, depois o tomate e refogue mais um pouco. Junte os legumes, cubra tudo com água, tampe a panela e deixe pegar pressão. Cozinhe por meia hora. Desligue o fogo e deixe soltar a pressão.
Em separado, faça o creme de amendoim. Cozinhe o amendoim com 3 xícaras de água por cerca de quinze minutos e triture no liquidificador com a água do cozimento. Reserve.
Confira se a carne e os legumes estão cozidos, se quiser uma sopa cremosa liquidifique os ingredientes com o caldo. Volte a sopa ao fogo e quando ferver junte o creme de amendoim. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe por cerca de trinta minutos, mexendo com frequencia para não grudar no fundo. Tome cuidado pois ao ferver a sopa 'sobe'.
Misture os ingredientes da salsa picante
Sirva bem quente, com colheradas da salsa picante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll