Dulces amorum insidiae
(São doces as armadilhas dos amores - provérbio latino)
Para a sobremesa do jantar, preparei uma panna cota - receita igual a que já passou neste blog (http://lilicagourmet.blogspot.com/2010/07/casa-das-sete-mulheres.html), mas aromatizei apenas com uma fava de baunilha que foi aquecida junto com o creme de leite. Coloquei em seis taças individuais e levei para gelar.
Para a calda, numa panelinha, coloquei uma xícara de vinho do porto e levei ao fogo baixo, até reduzir à metade. Enquanto isso, lavei uma xícara de cerejas, reservando as seis mais bonitas, com cabinho, para a decoração. As cerejas restantes coloquei na redução de vinho do porto, juntando também duas colheres de açúcar. Deixei cozinhar por mais dez minutos.
Deixei esfriar e servi a panna cota com a calda de cerejas por cima, colocando uma cereja inteira para decorar. A calda ficou ótima, com a combinação deliciosa do sabor das cerejas e do vinho do porto.
Sobremesa fina e deliciosa.
ResponderExcluirBjs
E também linda de viver, Fla! Aproveitei o tempo das cerejas, mas acho que ficaria bom com ameixas, ou amoras, ou framboesas...
ResponderExcluir