quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Torta de ricota e chocolate branco com amoras


Adoro esta torta leve e cremosa de ricota, que lembra um cheesecake no sabor e na textura, e combina o delicado sabor do queijo com o sabor untuoso do chocolate branco.  Fiz com a ajuda da amiga L, para servir na sobremesa.
Picamos um tablete de chocolate branco. Numa tigela, colocamos cem gramas de creme de leite e levamos ao microondas por um minuto para esquentar. Adicionamos o chocolate picado, mexendo para derreter o chocolate. 
No liquidificador, batemos três gemas, uma lata de leite condensado, uma ricota inteira e uma colher de amido de milho. Misturamos o chocolate branco derretido. Batemos as três claras em neve, juntamos a mistura do liquidificador e misturamos levemente, sem bater.
Untamos com manteiga uma forma redonda, polvilhamos com  farinha de trigo, despejamos a massa e levamos ao forno. Para testar o ponto de assamento, espetamos o centro da massa com um palito. Em trinta minutos o palito saiu seco: a torta estava pronta.
Depois de fria, cobrimos com geléia de frutas vermelhas (usamos um vidro pequeno da geléia caseira de amoras, já postada neste blog: http://lilicagourmet.blogspot.com/2010/11/geleia-de-amoras.html).  

3 comentários:

  1. Ai que torta gostosa... adorei a combinação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adora tortas de ricota, cheesecake, etc. Com esta geléia caseira então... Deve ter ficado uma perdição! Coisa boa esta época que as amoras estão em todas as fruteiras, né?! Tenho comido bastante! Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Gurias, sou muito fã de tortinhas de ricota. E, na safra aqui no sul, dê-lhe amoras na cozinha, né, Ju?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll