sábado, 4 de dezembro de 2010

Cordeiro assado com legumes

Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto. Até os ignorantes nenezinhos.
Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar. (Rubem Alves)



Para o jantar com a turma do curso de especialização, o pernil de cordeiro foi temperado com muita competência pela amiga Marcela. Primeiro foi feita uma pasta com uma cebola, dois dentes de alho, sal, alecrim e um jorro de champanhe, tudo batido no liquidificador. A seguir, o pernil foi devidamente massageado para 'pegar' bem o tempero, e depois levado à geladeira, onde marinou por algumas horas.
Três horas antes do jantar, o pernil foi levado ao forno médio em assadeira untada, coberto com papel aluminio.
Enquanto o pernil assava, lavamos e preparamos algumas batatas bolinhas, cebolas pequenas inteiras, batatas doces, cenouras e abóbora moranga  cortadas en pedaços. Cozinhamos por quinze minutos, com um dedo de água, em panela tampada. Reservamos.
Depois de duas horas e meia de forno, o pernil já estava macio, tiramos o papel alumínio, escorremos os legumes e adicionamos ao molho que se formara na assadeira, sacudindo para que o caldo envolvesse bem os legumes. Voltamos tudo ao forno por mais meia hora, até a carne ficar douradinha. 
O macio dos legumes combinado com o sabor denso do cordeiro temperado fizeram o maior sucesso, quase que não sobra nada para contar a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll