quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Feijoada caipira

os selvagens

Mostraram-lhes uma galinha
Quase haviam medo dela
E não queriam pôr a mão
E depois a tomaram como espantados
(Oswald de Andrade, Pero Vaz de Caminha)



Esta receita é inspirada na receita de 'feijoada de capote' do livro Feijão, da coleção Aromas e Sabores da Boa Lembrança.
Como não é fácil encontrar capote (galinha d'angola) por aqui, adaptei para usar galinha caipira, e fica muito bom, lembrando na cor e no aroma um cassoulet leve. É simples de preparar, apenas demanda certo tempo de preparo prévio e de cozimento. O resultado compensa.  
Coloquei um quilo de feijão branco de molho previamente. Temperei uma galinha caipira com um molho feito com duas cebolas, um pimentão pequeno, três dentes de alho, dois tomates, cebolinha, sal, pimenta e colorau, tudo passado no liquidificador. Deixei marinar por uma hora.  Na foto, a galinha de repouso no tempero:





Numa panela, coloquei azeite de oliva, refoguei a galinha escorrida (reservei o tempero), juntando 400 gramas de linguiça calabresa fatiada. Depois, juntei o tempero da galinha e deixei ferver. Adicionei o feijão, cobri com água e deixei em fogo baixo, regulando a quantidade de líquido para não secar, até o feijão branco e a galinha ficarem cozidos e o caldo encorpado. Ao final, corrigi o tempero, juntando mais sal e uma pimentinha esperta.
A receita sugere acompanhar com arroz, mas eu acho que o delicioso sabor deste prato dispensa acompanhamento. Sirvo assim, simples, em pratos fundos, polvilhando com salsa picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll