sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Receita de falafel

 I will never turn down a good plate of hummus or falafel or shawarma. I just never will. (Evan McMullin)
Desde a primeira vez em que provei falafel em uma barraquinha na rua, amo estas pequenas surpresinhas douradas e com casquinha crocante. Na minha opinião é prima próxima do acarajé baiano (que andei fazendo em versão mini há alguns meses - receita aqui), só que em vez de feijão é feito de grão-de-bico. Muita degustações de falafel depois, me atrevi a tentar fazer uma versão, inspirada na receita do guru Ottolenghi. Achei surpreendentemente fácil de fazer, o único senão é que precisa deixar de molho de véspera o grão-de-bico. Mas fazer a massa é um passeio: só processar tudo, misturar os temperos. Depois de deixar repousar um pouco, fazer as bolinhas e fritar. 
Eu queria o "serviço completo" :), por isso acompanhei com pão chato, coalhada, gomos de limão e molho de tahine;  mais duas saladinhas, uma de pepino, tomate e cebola roxa e a outra de repolho e cenoura em tirinhas. Uma verdadeira viagem sem sair de casa!
Ingredientes
500 g de grão-de-bico 
1 cebola pequena 
1 dente de alho 
1 punhado de folhas de salsinha 
1 punhado de folhas de coentro
½ colher de chá de cada um dos seguintes temperos: cominho, sementes de coentro, cardamomo em pó
1 pitadinha de pimenta caiena
½ colher de chá de fermento químico em pó
1 colher de sopa de farinha
1 colher de chá de sal
Óleo para fritura
Modo de fazer
De véspera, coloque o grão-de-bico de molho em uma tigela, coberto com o dobro de água fria. No dia seguinte, escorra e coloque no copo do processador, adicionando a cebola picada grosseiramente, o alho partido, a salsa e o coentro. Pulse algumas vezes, até obter meio que uma pasta, mas deixando ainda um pouco pedaçuda. Coloque em uma tigela, adicione os temperos (cominho, sementes de coentro, cardamomo, caiena, sal), o fermento, a farinha e misture bem. Se preciso adicione algumas colheres de água para uma textura consistente mas maleável. Cubra e leve à geladeira por pelo menos uma hora.
Faça bolinhos redondos ou achatados. 
Aqueça óleo em uma panelinha alta e frite os bolinhos, até que fiquem bem dourados. Escorra e sirva logo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll