sábado, 10 de março de 2018

Mini acarajé


Estando a Bahia um pouco longe (Oi, Mamis!), mas com vontade de comer acarajé, saíram quase estes bolinhos deliciosos. 
A receita requer alguma preparação prévia, tem que deixar o feijão de molho por algumas horas senão não rola. Mas vale muito a pena. 
Comecei o preparo de véspera, retirando as cascas do feijão e colocando de molho. Na manhã seguinte, terminei a massa e deixei na geladeira. Também fiz o vatapá - na falta do camarão seco improvisei com camarão miudo frito - e reservei. 
Para finalizar, fritei os acarajés, grelhei meio quilo de camarões graúdos e fiz um vinagrete com tomate verde, cebola e coentro. Degustados com molhinho de pimenta e cervejinha gelada... nhamnham 

Ingredientes do acarajé
1 pacote de 500g de feijão fradinho
1 cebola
sal
azeite de dende
óleo vegetal
  • Ingredientes do vatapá de camarão
2 garrafinhas de leite de coco 
2 paezinhos franceses
1 colher de oleo
1 cebola
200 g de camarão miudo
1 colher de gengibre ralado
1 punhado de castanha de caju torrada
1 punhado de amendoim torrado sem pele
sal, pimenta, azeite de dende

Modo de fazer 
Para o acarajé, coloque o feijão no processador e bata um pouco para quebrar os grãos, sem deixar virar farinha. Coloque em uma tigela, cubra com água e vá retirando com uma escumadeira as cascas e pontinhos pretos que boiarem. Deixe de molho em bastante água por algumas horas. 
Escorra a água do remolho e coloque o feijão e a cebola no processador, moendo até virar uma pasta. Coloque em uma tigela, tempere com sal e bata a massa com colher de pau por alguns minutos. cubra e reserve na geladeira. 
Para o vatapá, no copo do liquidificador, coloque o leite de coco e o pão e deixe impregnar, enquanto prepara o resto dos ingredientes.  Em uma panela, refogue no óleo, junte o camarão e deixe por dois minutos. Junte o gengibre, despeje no copo do liquidificador. Não precisa lavar a panela. 
Adicione ao liquidificador a castanha e o amendoim e bata tudo até homogeneizar. Despeje de volta a panela o conteúdo do liquidificador e cozinhe, mexendo até engrossar. Tempere com sal e pimenta e junte uns pingos de dendê. Reserve. 
Em um tacho, coloque óleo para fritura e azeite de dendê. Junte meia cebola com casca. Aqueça e frite a massa, às colheradas.   
Sirva com o vatapá, o vinagrete de tomate verde e camarões grelhados. 

2 comentários:

arquivo

blogroll