segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Ovo no ninho de azedinhas

Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.
(Cora Coralina, O cântico da terra)
Já publiquei aqui no blog uma receita de ovos no ninho, ou 'em cocotte'. É uma das coisas mais gostosas que se pode fazer com ovo, ótimo para o café da manhã, para um lanche rápido, uma refeição leve...  Nesta versão, adicionei folhas de azedinha, e a combinação ficou fantástica. 
Tudo começou quando, na dúvida de o que fazer para o café da manhã da pequena familinha, vi que na geladeira ainda havia algumas folhas de azedinha do maço que comprei na feira. Lembrei que já tinha visto uma receita de ovos cocotte usando a azedinha europeia, então decidi experimentar uma versão com a 'nossa' azedinha. 
Gente, que delícia isso, podia ser meu café da manhã todos os dias da vida! O sabor da azedinha se suaviza, mas fica ainda presente e contrasta com o untuoso do creme e da gema cremosa. Todos amaram aqui em casa. 
Ingredientes para 4 pessoas
1 colher de manteiga
2 xícaras de folhas de azedinha, higienizadas 
4 colheres de sopa de creme de leite  
4 ovos 
sal, pimenta
Modo de fazer
Ligue o forno a 200 graus para pré-aquecer. Unte 4 cumbuquinhas com manteiga. Retire o talo central das folhas de azedinha, aproveitando só as folhas. 
Em uma frigideira, aqueça a manteiga e refogue as folhas de azedinha, por uns cinco minutos. Junte 3 colheres do creme de leite, tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo, distribua o preparado nas cumbuquinhas. Quebre um ovo em uma, polvilhe com sal e pimenta.  Por cima, coloque a colher de creme restante, dividindo entre os 4 recipientes. 
Coloque as cumbuquinhas preparadas em uma assadeira. Coloque água quente na assadeira até a altura de um dedo.
 Leve ao forno por 10 minutos. 

Um comentário:

arquivo

blogroll