quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Lula cheia de surpresa

“and how you sauté the onions and garlic,
how they turn soft and transparent, lovely
in their own way, and how you turn to me
and say, simply, isn’t this fun, isn’t it?
And something tells me this all has to do
with Love”
(Michael Blumenthal, Squid)
Esse prato encanta e surpreende tanto o cozinheiro quanto os comensais, porque é muito mais fácil de preparar do que parece, e é um jeito diferente de comer lula. Tanto pode ser uma entrada quanto um prato principal. Tem mais: só suja uma panela, é substancioso e saboroso mas superlevinho. O truque para tanta leveza é que o ingrediente que encorpa o recheio não é arroz, nem macarrão, é couve-flor. 
Então, não vale dizer que só tem gordice neste blog: este prato é fácil, gostoso e saudável. Comer sem moderação!
Ingredientes para 2 pessoas 
6 lulas grandes,mais ou menos do mesmo tamanho (comprei só os 'tubos', já limpos)
1 bandeja de cogumelos shimeji, higienizados e picados 
1 dente de alho picadinho
1 cebola pequena picadinha
1 xícara de floretes de couve-flor 
6 tomates picados ou uma lata de tomates pelados
azeite, sal, pimenta, vinho branco, salsinha, manjericão
Modo de fazer
Comece fazendo o recheio das lulas: em uma panela, aqueça um fio de azeite, coloque os cogumelos e deixe refogar até secar o líquido que soltam. Adicione metade da cebola e do alho, deixe fritar, depois junte os floretes de couve-flor, deixando refogar por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta, retire da frigideira e reserve. 
Na mesma panela (não precisa lavar), coloque mais uma colherada de azeite, adicione o restante da cebola e do alho, deixe fritar um pouco, junte um jorro de vinho, raspando o fundo da frigideira. Deixe evaporar o álcool, junte os tomates e tampe a panela, deixando cozinhar alguns minutos para ir formando um molho. 
Enquanto o molho cozinha, recheie as lulas com o preparado de cogumelos, feche a abertura com um palito para segurar o recheio. Coloque as lulas recheadas dentro da panela do molho de tomate e deixe cozinhar por maios ou menos trinta minutos em fogo baixo.  Vigie de vez em quando. Provavelmente não será preciso, mas se o molho secar, adicione um pouco de água. 
Servimos quentinho, colocando por cima folhas de salsinha e manjericão. Servimos de entrada, acompanhado com um bom pão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll