quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Palitos de batata doce

De alguma maneira vivem em mim todas as coisas que comi. Sobre isso sabia muito bem o genial pintor Giuseppe Arcimboldo (1527-1593), que pintava os rostos das pessoas com os legumes, frutas e animais que se encontram nas bancas da feira. (Rubem Alves, A festa de Babete)


Encontrei na feirinha de sábado as lindas batatas doces de polpa alaranjada, tão pouco frequentes por aqui. Logo imaginei cortá-las em palitos, para 'exibirem' a linda cor dourada. 
Em vez de fritos, optei por fazê-los no forno. 
Os palitinhos assados de batata doce ficam tão gostosos quanto os fritos. São fáceis de preparar? basta envolver as batatas em azeite temperado e levar ao forno. Os temperos ficam a gosto, eu usei apenas folhinhas de alecrim, páprica e sal grosso. Outras opções seriam alho, parmesão, curry, enfim, o que gostar e estiver disponível.  
Servi no lindo potinho trazido do Piaui pelo amigo S. 
Bem mais levinhos do que os palitinhos fritos, estes são para comer sem culpa!

Ingredientes 
3 batatas doces
2 colheres de azeite
sal, alecrim, páprica

Modo de fazer 
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Coloque em uma forma  o óleo e os temperos. Descasque as batatas doces e corte em palitos. Coloque na forma e misture para envolve-las com o azeite temperado. Leve ao forno por 20 a 25 minutos 




2 comentários:

arquivo

blogroll