sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Receita de chajá simplificado

Cucina. Per me è un acronimo: Come Unire Comunicazione, Incantamento, Natura e Armonia. Cucina è interpretazione, storia e filosofia dei sapori, follia ordinata e rigore mediterraneo. Cucina è vita. La mia. Che gusto a piccole, intense dosi. Per assaporarla tutta. (Heinz Beck)

Há algum tempo, postei aqui a receita do chajá, o doce típico do Uruguai, que aprendi com os chefs uruguaios no jantar da confraria feminina. 
Com vontade de repetir o doce, mas sem tempo, resolvi como projeto de fim de semana testar se ficaria gostoso em uma versão mais simplificada. Em vez do pão de ló, usei um bolinho comprado pronto; em vez do creme de confeiteiro de baunilha, fui de chantilly mesmo. 
Com muito menos ingredientes, rápida e fácil de fazer, a sobremesa ficou muito gostosa.
Não usei nenhuma bebida na calda, porque a pequena sobrinha estava entre os convidados; mas fique à vontade para adicionar uma dose de vermouth, se quiser.

Ingredientes do pão de ló
1 bolinho de baunilha pronto
1 pote de creme de leite bem gelado
2 colheres de açúcar 
1 lata de pêssegos
200 g merengues secos

Modo de fazer 
Em uma tigela, bata o creme de leite bem gelado, rapidamente, até formar um chantilly leve. Junte o açúcar e misture.
Escorra os pêssegos, reservando 150 ml da calda. Esmigalhe os merengues, em pedaços médios.  Corte o bolo em fatias.


Forre o fundo da travessa com as fatias de bolo. Molhe com a calda dos pêssegos. Coloque uma camada do creme, uma camada de pêssegos, outra de de merengue, outra de creme. Repetir o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes. Cubra a ultima camada com merengues picados. 



Leve à geladeira. Sirva bem gelado. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll