segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Receita de enrolado de berinjela

O homem tempera, cozinha com diferentes técnicas, salga, aromatiza, transforma. Todas essas ações não são essenciais ao comer em si. Cozinha não é comer. É muito, muito mais. Cozinha é poesia. (Heinz Beck)

Para um almoço leve com a querida filhota, fiz o delicioso rolo de berinjela. O princípio é o mesmo da lasanha de berinjela e dos canelones de berinjela que já passaram por aqui, só muda o formato. Faz tempo que fazemos esta receita em casa, mas sempre esquecia de tirar foto das etapas do preparo, com as dicas para o 'rolo' sair bonitinho. Desta vez lembrei. 
Este prato é super levinho, vegetariano e  muito versátil. Fica ótimo como prato principal leve ou acompanhamento.   
Para o recheio, juntei as sobras de queijo, mais abobrinha e pimentões que estavam dando sopa na geladeira. Mas vale usar só o queijo, ou juntar nozes ou castanhas picadas, espinafre, brócolis, tomate. Como molho, em vez do pesto, vale qualquer outro molho, de tomate, de carne, tudo a depender do que tiver em casa. 

Ingredientes 
2 berinjelas
1/2 ricota
1 colher de sopa de queijo ralado
2 colheres de requeijão ou creme de ricota 
1 colher de creme de leite
1 abobrinha pequena
1/2 pimentão 
algumas colheres de molho pesto (usei pesto de salsinha, tem receita aqui no blog)
sal, pimenta e noz moscada ralada

Modo de fazer
Primeiro fiz a base do recheio, amassando a ricota, adicionando o queijo ralado, o requeijão ou creme de ricota e uma colherada de creme de leite. Temperei com sal, pimenta e noz moscada ralada. 
Depois cortei as berinjelas e abobrinha em fatias no sentido do comprimento, na mandolina. Cortei os pimentões em tiras. Untei uma chapa com azeite, aqueci bem e grelhei os legumes, de leve, dos dois lados. Temperei, de leve, com sal e pimenta.
Cortei um pedaço de papel filme, estendi na bancada e coloquei as fatias de beringela. No centro, coloquei o recheio de ricota e por cima os legumes grelhados. 

Fiz o rolo com ajuda do papel filme, torcendo as pontas do papel. Depois fui girando o rolo sobre a bancada, pressionando de leve para dar uma bonita forma ao 'pacote'.


Untei uma forma e com cuidado, coloquei o rolo de berinjela, retirando do papel filme. Por cima de tudo, coloquei o pesto de salsinha e queijo parmesão ralado na hora. Levei ao forno para gratinar levemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll