A praxe era fazer: "Fiz com minhas mãos!" Doce comprado não presta. Indispensável a destinação certa e não a indeterminação humilhante e anônima, o direito de qualquer pessoa comprar e vender. (...) Doces queridos como membros da família. (Câmara Cascudo, História da alimentação no Brasil)
Quando minhas filhotas eram pequenas, fazia bastante este doce. Depois perdi a receita, e só reencontrei recentemente. Foi como encontrar um velho amigo, um quase membro da família....
É uma delícia, algo assim entre brownie e pudim, um tipo de bolo já com a calda de chocolate, que deve ser servido ainda quentinho - ótimo para as noites de inverno....
Não tem como explicar exatamente o quanto é gostosa, só mesmo fazendo e provando. É fácil e rápida de preparar, e fica perfeita se degustada com sorvete ou creme de leite gelado.
Ingredientes da massa
1 xícara de farinha
2/3 xícara de açúcar
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
1/4 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de extrato de baunilha
Ingredientes da cobertura
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de cacau
1 1/2 xícara de água fervente
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma refratária. Em uma tigela, misture os ingredientes da massa e coloque na forma. Misture o açúcar mascavo, o açúcar comum e o cacau, distribua por cima da massa, sem mexer. Despejar por cima de tudo a água fervente. Não mexa.
Assar por 30-40 minutos. Servir ainda quente, com creme de leite ou sorvete.
Há alguns doces cujo desejo possuo. Ao sabor da vida ha a necessidade de acrescentar suas receitas.
ResponderExcluirDionisio, este doce e delicioso! Vale a pena ir para a cozinha por ele...
ResponderExcluir