quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bolo de pêssegos


Tu te ris, amiga          
E me beijas sabendo a pêssego. E eu te amo                   
De morrer.

(Vinicius de Moraes, O amor dos homens)



Trouxe da feirinha de sábado pêssegos suculentos e perfumados. Decidi fazer com eles um bolo  para levar para a sobremesa do almoço com amigos. 
Para a base, usei a massa desta torta de amêndoas e geleia de framboesas. Quando preparei, fiquei encantada pela massa, que crua é como massa de bolo, só que mais espessa, e ao ser assada sustenta bem o recheio e mantem o formato. 
A sobremesa ficou muito gostosa, com textura entre bolo e torta, a massa amanteigada combinando muito bem com as suculentas e douradas fatias de pêssegos na cobertura.
E é facílima de fazer, nada de batedeira, liquidificador ou tempo de espera na geladeira! Preciso dizer mais para convencer os queridos leitores a experimentarem? 

Massa
75 g manteiga à temperatura ambiente
35 g açúcar
2 gemas
100 g farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de raspas de limão

1 pitada de cardamomo em pó 
2 colheres de mel 
5 pêssegos

Modo de fazer

Retire as sementes e corte os pêssegos em fatias grossas. Pré-aqueça o forno a 175 graus. 
Prepare a massa, misturando a manteiga, o açúcar e as gemas. Junte a farinha e o fermento, misturando. Adicione as raspas de limão e o cardamomo em pó. 
Forre a forma - usei uma forma quadrada de 18 centímetros - com papel vegetal, e despeje a massa, espalhando com a colher. Colocar as fatias de pêssego, pressionando. Regar com o mel e levar ao forno por mais ou menos quarenta minutos.  
Para servir, cortar em fatias, e, se quiser, polvilhar com açúcar de confeiteiro; dá para fazer felizes 4 a 6 comensais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll