sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Armadillo eggs: polpetone com surpresa à la Tchê-Mex

Vendo o marador a meiga Saruí    Transtornou-se em flor de cambuci    Tingida de aniz marijuana   Que azimbra as Malvinas das iguanas...(Guinga, Lendas brasileiras)

  
As lindas pimentinhas cambuci, ou chapéu de bispo, trazidas da feira de sábado brilhavam na mesa da cozinha. Seu colorido e leve picância me levaram a testá-la fazendo a minha versão de um prato da cozinha tex-mex, chamado armadillo eggs, na qual as bolinhas de carne têm um recheio surpresa feito com pimentas jalapeño.
Na minha versão, usei no recheio do polpetone as pimentas cambuci em vez das jalapeño originais. As pimentas, por sua vez, foram recheadas com uma mistura dos queijos disponíveis na geladeira.
Assim descrevendo, ficou parecendo uma receita medieval que vi na tevê no programa do Heston Blumenthal, que deveria continuar colocando-se as bolinhas de carne recheadas dentro de uma codorna, e esta dentro de um coelho, e este dentro de um ganso e o ganso dentro de um porco, e o porco dentro de um cervo ... Se você achar complicada a receita dele, vai por mim,  faça esta versão, garanto que é mais simples e muito mais gostosa  (espero que o Heston não me leia, e por favor não contem para ele, isso certamente poderia partir-lhe o coração de cozinheiro :)).
Voltando aos armadillo eggs, não fiz na churrasqueira, e sim assei as bolinhas no forno, em um leito de legumes, que já serviu como acompanhamento.
Posso falar dos armadillo eggs na versão 'tchê-mex'? Ficaram absolutamente deliciosos, a carne temperada se valorizando com a surpresinha da pimentinha, e o queijo cremoso finalizando tudo.

Ingredientes
500 gr carne moida
1 cebola
1 dente de alho
1 punhado de salsa e cebolinha verdes
1 ovo
3 colheres de farelo de trigo
sal, pimenta, óleo
6 pimentas cambuci
1/2 xícara de queijo (usei uma mistura de ricota, queijo cremoso, gorgonzola e lascas de parmesão)
Opcionais
1 cebola, 1/2 pimentão amarelo, 1/2 pimentão vermelho, lascas de abobrinha e de abóbora moranga, azeite de oliva, folhas de manjericão e sálvia.

Modo de fazer
Preparei a massa do polpetone, picando todos os temperos e misturando com a carne, o ovo e o farelo de trigo em uma tigela. Temperei com sal e levei à geladeira enquanto preparava as pimentinhas recheadas.
Em uma tigela pequena, coloquei os queijos para o recheio, misturando bem.
Lavei as pimentinhas, retirei o cabinho e, pela cavidade formada, tirei as sementes com uma faquinha. Com uma colherinha, fui colocando o recheio dentro das cavidades.
Untei uma assadeira e forrei a assadeira com um leito de cebolas, abobrinhas e pimentões coloridos, regados com azeite de oliva e temperados com manjericão e sálvia (esta parte dos legumes é opcional, a vantagem é que já fica pronto um acompanhamento).

                         

Por fim, para montar as almôndegas, untei as mãos, e fui pegando porções da massa, de mais ou menos 1/6 do total, abrindo e achatando na palma da mão, colocando a pimenta e envolvendo com a massa, fechando apertando levemente. Fui colocando as bolinhas prontas na assadeira.



Por fim, levei ao forno quente por 40 minutos e estava prontos os polpetones com surpresa.

   






Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll