sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ilhas Flutuantes

Sonífera Ilha!   Descansa meus olhos    Sossega minha boca  Me enche de luz  (Titãs, Sonífera Ilha)




Ilhas flutuantes, ovos nevados, farófias, espuma de sapo, isola galeggiante caramella, oeufs à la neige, île flottante...  Muitos nomes, em muitos países diferentes, para um mesmo doce. Só pode ser bom, não?
Voltando às ilhas flutuantes, eu adoro esse doce, acho delicado e leve. Quando criança, quem o fazia era minha mãe, depois nunca mais voltei a experimentá-lo. Fiquei muito feliz de, em uma viagem, vê-lo como sobremesa em muitos restaurantes. Mas confesso que para mim sempre estará associado à comidinha caseira, de modo que pus mãos à obra, aproveitando o domingo preguiçoso. 
As 'ilhas' de claras 'flutuam' sobre o creme - daí vem o nome do doce, certo? Sabem que sou uma pessoa prática, de modo que cozinhei as claras em tigelinhas, no microondas, é rápido e fácil, além do que o formato fica perfeito. E, como gosto de calda cremosa de caramelo, dividi a cobertura de caramelo em duas, uma calda cremosa e a cobertura crocante. 
Acho que, para uma primeira vez, deu muito certo. Ao menos, sossegou a boca dos comensais :)

Ingredientes
4 ovos
1/2 litro de leite
250 g de açúcar
1 fava de baunilha (ou uma colherinha de extrato de baunilha)
1 colher de vinagre branco

Modo de preparo
Fazer o creme, primeiro aquecendo o leite com a fava de baunilha. Em separado, bater as gemas com 100 g de açúcar, juntar uma parte do leite quente, depois misturar tudo e voltar ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Deixar esfriar. 
Bater as claras em neve, adicionar 50 g de açúcar, colocar em tigelinhas e levar ao microondas por 30 segundos. Desenformar.
Montar o doce em uma travessa ou em porções individuais, primeiro o creme. Por cima do creme, coloque as ilhas de claras cozidas, a flutuar.  
Decorar com o caramelo, que se faz colocando em uma panelinha 100 g de açúcar e 1/4 de xícara de água. Misturar, e sem mexer, levar ao fogo. Quando começar a borbulhar, juntar uma colher de vinagre. Deixar ferver até a calda começar a caramelar. 
Como gosto do caramelo cremoso, neste ponto separei a calda.  A metade da calda, juntei  algumas colheres de creme de leite, obtendo um caramelo cremoso que coloquei, às colheradas, sobre as claras. A metade restante  da calda, já em ponto de caramelo firme,  foi despejada por cima do doce.

3 comentários:

  1. Doces deliciosos. Postagens deliciosas;

    ResponderExcluir
  2. Que delícia hen? Adoro essa gostosura, faço num vaslhame grande e sirvo as colheradas. Boa semana e beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Dionisio, melhor ainda ao vivo! Nina, assim, em tigela grande, que me lembro desse doce. Da proxima vez vou fazer do jeito tradicional!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll