segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Paella ... para el

A hora do encontro é também despedida. A plataforma desta estação é a vida desse meu lugar, é a vida. (Milton Nascimento, Fernando Brant, Encontros e despedidas)


A versão mais romântica para o nome deste tradicional prato espanhol diz que é chamado assim por ser um prato feito pelo homem para a mulher, ou seja,  'para ela'. Por isso, esta paella deveria se chamar 'pael', já que foi feita no fim de semana para a despedida do amigo C., que está indo espalhar sua alegria em outras paragens. :)  
Eu já disse por aqui que paella tem muitas versões. Esta é a minha versão de paella mista, feita com ajuda do amigo A.: frango, porco, mais tudo que havia de bom na peixaria (polvo, marisco, lula, camarão e pitu),  foi temperado com sal, limão e vinho branco, depois refogado separadamente em bom azeite de oliva. A lula, os camarões, os camarões pitu e os mariscos foram retirados da panela e reservados, para que não cozinhassem demais e ficassem 'borrachudos'. A seguir, sempre na mesma panela, refogamos cebola picada, pimentão vermelho e amarelo em tiras, misturamos com o frango, o porco, o polvo, já refogados, adicionamos uma boa dose de espumante seco, deixamos evaporar, depois alguns tomates picados, deixando cozinhar um pouco. Por fim, juntamos à panela o arroz de grão curto, tempero para paella, sal e água fervente, conferimos o tempero e deixamos ir cozinhando. Fomos controlando o ponto de cozimento, adicionando mais água quando foi preciso, conforme o arroz 'pedia'. Os frutos do mar foram retornando à panela aos poucos, a começar pela lula, depois, já estando o arroz quase cozido e seco, os camarões, o marisco e o pitu.  
Estando o arroz praticamente seco, desligamos o fogo, cobrimos e deixamos descansar cinco minutos.
Conseguimos, usando duas bocas do fogão ao mesmo tempo para cozinhar a paella, que se formasse no fundo na panela aquele queimadinho característico, o 'socarrat' (ou 'socarron'), crosta de arroz tostado, grudadinho na panela, que dá o 'charme' da paella.

Servirmos com limão cortado em quartos e mais azeite de oliva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll