quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Flan de creme e goiaba com suspiro

Você é o meu Rio de Janeiro   Meu doce de goiaba, meu baião    Você é a alegria que faltava   Minha tangerina amarga   A minha televisão(Chico Pessoa, Quase tudo)




Esta sobremesa foi 'inventada': a ótima safra das goiabas neste ano inspirou muitas soluções criativas na cozinha do LilicaGourmet.
 Fiz o doce montado na travessa, em três camadas: a primeira, um creme de baunilha, a segunda, a geléia de goiaba e a terceira um suspiro douradinho. 

Ingredientes 
1/2 litro de leite
3 gemas
3/4 de xícara de açúcar 
1 colher de sopa cheia de amido de milho
1 colher de extrato de baunilha 
1 vidro de doce de goiaba, tipo schmier
3 claras
3 colheres de sopa de açúcar

Modo de fazer
Para o creme da primeira camada, colocar em uma panela meio litro de leite, as gemas, 3/4 de xícara de açúcar e o amido de milho. Cozinhar a mistura em fogo baixo até o creme encorpar, sem deixar ferver. Perfumar o creme com baunilha e despejar na travessa. 
Deixar esfriar um pouco e colocar o doce de goiaba por cima do creme. 





Para a terceira camada, bater as três claras em neve com três colheres de sopa de açúcar, colocar por cima do doce, às colheradas. 




Levar ao forno para dourar e secar um pouquinho a cobertura.

2 comentários:

arquivo

blogroll