domingo, 19 de agosto de 2012

Como é bom ser criança - bolinhos de legumes

Eu queria ir lá no céu  Falar com Deus    Que a folha do meu feijão   Preá comeu ... (Ivone Lara)



A massa destes bolinhos coloridos foi a primeira receita preparada pela minha filha mais velha. 
Quando ela era criança, o melhor programa do domingo era colher as minicenourinhas e o que mais houvesse na pequena hortinha do sítio e fazer os seus bolinhos. Fazia tudo sozinha, só a tarefa de fritar ficava ao encargo dos mais velhos. 
Difícil era que a travessa chegasse à mesa intacta na hora da refeição, pois as pequenas mãozinhas, dela e da irmãzinha menor, aproveitavam a distração dos pais e iam furtando um bolinho aqui outro acolá... 
A massa não tem receita certa, a ideia é aproveitar o que houver disponível. Estes levaram ramas de cenoura e cebolinha picadinhas, mais cenoura, abóbora, cebola e chuchu ralados (no total mais ou menos uma xícara e meia). Colocar tudo em uma tigela, adicionar um ovo, meia xícara de leite, uma pitada de sal e depois juntar farinha até ficar uma massa bem grossinha. Colocar uma pitada de fermento em pó na massa, depois fritar às colheradas em óleo quente. Se demorar a fritar, a massa vai ficando mais líquida, acrescentar mais um pouco de farinha para equilibrar. 
O gosto.. como explicar?... é algo assim como manhãs de sol,  de risos de crianças, de historinhas e jogos, observando da varanda as nossas hóspedes, uma pequena família de preás, em seu passeio domingueiro....

4 comentários:

  1. Olá,

    Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com desejo, mãezinha! Faz pra mim no almoço? ;D

    ResponderExcluir
  3. Vielen Danke, Dionisio! Faço sim, Cacá, em qual almoço? rsrs

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll