sexta-feira, 18 de maio de 2012

Potinhos de chocolate e bergamota do Jaime Oliver...

Na metade do século XVII, abriu-se em Londres a primeira loja para venda de tal bebida, o chocolate. Só os privilegiados podiam usufruir da novidade extremamente cara. Segundo os anúncios da época, era benéfica para 'damas frígidas e cavalheiros cansados'. (Orietta del Sole, Nunca treze à mesa) 



Confesso minha paixão pelo chef Jaime Oliver, as receitas dele são simples, bem explicadas e sempre dão certo. Estes potinhos de chocolate ficaram divinos, e nada pode ser mais fácil de fazer. Dá para ser servido morno, ou então levado à geladeira para ficar mais consistente.
Abaixo segue a receita completa, que tirei daqui. Eu fiz apenas metade, rendeu três pequenas xícaras, que levei para a sobremesa do jantar na casa da amiga C.  

Ingredientes
2 tabletes de chocolate
300 ml de creme de leite
raspas da casca de uma bergamota
1 colher de manteiga

Modo de fazer
Quebrar o chocolate em pedaços, batendo o tablete ainda na embalagem fechada. Colocar em uma tigela.  
Nesta altura, o chefe recomenda colocar a tigela em banho maria e juntar o creme de leite aquecido. Eu fiz no microondas, colocando a tigela no forno em potencia baixa por dois minutos, até derreter o chocolate, depois juntei o creme de leite e fui mexendo com delicadeza, até incorporar. Adicionei a manteiga e as raspas da casca de bergamota.




E pronto, depois foi só despejar nas xicarazinhas. Seguimos a sugestão da receita e acompanhamos com bolachinhas e bergamotas frescas. Foram aprovadíssimos, os sabores do chocolate e da bergamota combinam muito bem.   


2 comentários:

arquivo

blogroll