sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pavlova de framboesa

De tanta graça e de leveza tanta   Que quando sobre mim, como a teu jeito  Eu tão de leve sinto-te no peito  Que o meu próprio suspiro te levanta.(Vinicius de Moraes, Soneto da mulher inútil)
A pavlova é um doce leve e muito gostoso, que admite diversas variações de cobertura. 
Sabe aquele famoso doce de merengues com morangos e creme de leite? Pois é, esta aqui é a original, aquela sobremesa é uma versão desta, meio que 'desconstruída'. 
É ótimo para aproveitar claras de ovo que às vezes sobram de outras preparações. Pode ser feito em forma única ou então em porções individuais. 
Fica bom com morango, maracujá, manga, frutas variadas. Desta vez usei um potinho de framboesas que eu trouxe do sítio.  

Ingredientes da massa:
4 claras
16 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de maisena
1 colher de chá de vinagre branco

Modo de fazer
Pré-aquecer o forno a 150 graus. Sobre uma assadeira, colocar uma folha de papel manteiga, riscar o contorno da pavlova - a receita rende uma grande de 22 cm de diâmetro ou 4 individuais de 8 cm de diâmetro. 
Bater as claras até espumarem bem, juntar o açúcar aos poucos e bater até ficar brilhante e espesso. Juntar o vinagre e a maisena, misturando com uma espátula. 
Colocar com uma colher na forma preparada, espalhando e levar ao forno por 40 minutos. Desligar o forno e deixar a forma dentro do forno desligado, até esfriar. Fica crocante por fora e macio por dentro.     


Para a cobertura, usei creme de leite batido, e por cima uma calda feita com as framboesas, meia xícara de água e meia xícara de açúcar.
Foi servida como sobremesa do jantar, a combinação do doce do merengue com a frescura do chantilly e o azedinho da fruta foi aprovada por todos!

Um comentário:

arquivo

blogroll