O que fazer na safra das bergamotas (ou tangerinas, mexericas, mandarinas...) com as frutas que não serão consumidas? Mais geléia, receita parecida com a outra geléia da mesma fruta que já passou por aqui (http://lilicagourmet.blogspot.com/2010/07/geleia-de-bergamota.html).
Só que desta vez fiz o preparo mais simplificado, afinal, como sabem, sou uma cozinheira de fim-de-semana.
Primeiro descasquei 36 bergamotas, cortei-as ao meio e retirei as sementes, reservando um punhado delas. Coloquei as sementes numa panelinha com dois copos de água e deixei ferver dez minutos, reservando o líquido (é a pectina que ajuda a dar ponto à geleia).
Bati a polpa no liquidificador, e despejei a mistura em um tacho grande. Juntei a mesma medida de açúcar cristal (mais ou menos um quilo e meio) e o líquido do cozimento das sementes.
Levei ao fogo, mexendo de vez em quando e mais frequentemente ao final, até ficar bem encorpada, no ponto de geléia. Juntei uma dose de aguardente, para realçar a cor e transparência e deixei ferver mais alguns minutos.
Coloquei a geléia ainda fervendo no recipiente. Usei um vidro grandão. É para ser consumida logo, guardo na geladeira. Esta geléia acompanha bem queijo branco, sorvete, incrementa o vinagrete, dá para passar no pão, usar como molho no fondue de carne e o que mais der na telha ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário