segunda-feira, 18 de abril de 2011

Terrine de chocolate branco com calda de chocolate amargo

(Post republicado, pois faltava a foto do prato pronto. A leitora Clarisse Kolling testou a receita com sucesso e me enviou a foto que segue no final do post).
Chocolate é gostoso de comer
Chocolate é gostoso de beber
Chocolate negro, chocolate branco
Doce, amargo, meio amargo
É só nele que eu me amarro
É bom não começar, senão não vou parar
Para sobremesa do jantar com a querida turma, preparei uma sobremesa que eu adoro, por ser delicada e ter ótima apresentação. Além disso, tem a vantagem de poder ser feita com antecedência e conservada no congelador. Vamos combinar que isso é muito prático!
Primeiro prepare uma forma tipo terrine (uso forma de pão), untando com óleo e forrando com papel manteiga.
Para seis porções, separe 150 gramas de chocolate branco, 2 gemas, 4 claras, 3 colheres de sopa de creme de leite, três colheres de sopa de manteiga e uma colher de sopa de açúcar.
Aqueça o creme de leite numa tigela no microondas. Junte o chocolate branco picado, mexendo até derreter. Batendo com um fouet, junte a manteiga, aos poucos, depois as gemas. Em separado, bata as claras em neve.
A seguir,  misture delicadamente as claras ao creme de chocolate.



Despeje na forma preparada, cubra com o papel manteiga e leve ao congelador até ficar firme, no mínimo por 6 horas. Para servir, retire do freezer alguns minutos antes.




Acompanhei com uma calda quente, que fiz aquecendo numa panela uma caixa de creme de leite e juntando 80 gramas de chocolate meio amargo, mexendo até derreter o chocolate.
Faltou a foto das porções servidas, mas a sobremesa ficou com um lindo contraste de cor entre a fatia do doce de chocolate branco e a calda de chocolate negro. A textura deste doce é leve e delicada, algo assim entre a musse e o semifreddo. Sobre o sabor... é simplesmente delicioso!

Segue a foto da terrine feita pela Clarisse, que diz que a sobremesa deu muito certo. Vejam como ela caprichou na apresentação:


Como eu disse no dia do bloguiversário, a participação dos leitores me faz muito feliz, e esta em especial, arrasou! Que bom saber que este blog contribui para momentos felizes de confraternização dos leitores com as pessoas que lhes são queridas. Obrigada, Clarisse!

3 comentários:

  1. Essa sobremesa ficou um luxo...muito chic, pena que não vi servida...mas mesmo assim adorei!
    Bj e bom fim de semana,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa...só de olhar me deu água na boca e um amargo arrependimento de não ter ido à festa...Vou copiar a receitar da 'sora' e, já que não pude saborear com meus amados colegas e mestres, vou comer tudo sozinha...ahahhahahah
    Bjs
    Leci

    ResponderExcluir
  3. HiHi Coloquei de propósito, Leci, só para te torturar :)
    Marcela, agora já tem foto do prato pronto.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll