segunda-feira, 18 de abril de 2011

Creme brûllée



Amélie Poulain cultive un goût particulier pour les tous petits plaisirs. Elle aime plonger sa main au plus profond d’un sac de grain... briser la croûte des crèmes brûlées avec la pointe de la petite cuillère... et faire des ricochets sur le Canal Saint-Martin... (trecho do filme Le fabuleux destin d"Amelie Poulain)

A pedido da amiga L., fiz creme brûllée, doce de origem francesa que aparece no filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain.
Primeiro, separei duas xícaras de creme de leite fresco, meia xícara de leite, uma fava de baunilha, 6 gemas e 1/3 de xícara de açucar.
Cortei a fava de baunilha ao meio, raspei as sementinhas. Numa panela, coloquei o creme de leite, o leite, as sementinhas da baunilha e também a fava cortada. Levei ao fogo baixo para aquecer, desligando antes de ferver. Deixei esfriar um pouco.
Depois, numa tigela, bati as gemas e fui juntando o açúcar, até ficar uma mistura clara e fofa, por alguns minutos. Retirei a fava de baunilha, e fui despejando aos poucos o creme de leite morno nas gemas batidas, mexendo sem bater. Deixei a mistura descansar um pouco e retirei a espuma da superfície.
Despejei a mistura em forminhas redondas baixas, coloquei numa assadeira maior e despejei água quente.



Levei a assadeira ao forno para cozinhar em banho maria, a 150 graus, por cinquenta e cinco minutos.

Deixei esfriar e levei à geladeira, de um dia para outro. 



Na hora de servir, polvilhei açúcar cristal e, na falta de um maçarico, queimei a superfície com uma colher aquecida na chama do fogão.


A cobertura de açúcar queimado é que dá a finalização do doce, aquela crostinha queimadinha que se quebra com a colher ao comer a sobremesa. 


  


Esse doce é realmente delicioso, leve, com uma textura aerada maravilhosa e com a crosta crocante que explica o sucesso, pois faz toda a diferença! Fabuloso!

4 comentários:

  1. HiHi e foi pouco, né, Selvagem?

    ResponderExcluir
  2. Gostei do truque para caramelar a sobremesa . Vou fazer qualquer dia desses .

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll