sexta-feira, 1 de abril de 2011

"O" bolo de chocolate



Se eu gosto de poesia?
- Gosto de gente, bichos,
plantas,lugares,
chocolate, vinho,
papos amenos, amizade, amor.
Acho que a poesia está
contida nisso tudo.
(Geraldo Neto, A arquitetura da poesia)


Para uma comemoração, nada melhor do que um bolo. E o bolo de chocolate é um dos que agrada a quase todos. As crianças adoram, e os adultos também - é o vilão de muitas dietas (pelo menos das minhas...rsrsrs).
Reunindo os amigos para um aniversário e uma despedida, resolvi testar a receita "That chocolate cake", do livro The essence of chocolate - recipes for baking and cooking with fine chocolate, de John Scharffenberger e Robert Steinberg. Logo no início da receita, dizem os autores que "se você pudesse ter só uma receita de bolo de chocolate, deveria ser essa". Vindo este bolo assim tão bem recomendado, eu não pude resistir em prepará-lo.
A massa é fácil de fazer, leva cacau em pó e lembra bastante a receita da famosa "nega maluca", muito popular por aqui, pois também se coloca água fervente ao final da preparação. A receita recomenda o uso da batedeira, mas eu fiz à mão, a massa é leve.  
Seguem os ingredientes da receita da massa do bolo:
2 xícaras de açúcar
1 e 3/4 xícara de farinha
3/4 xícara de cacau
1 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de fermento químico
1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos grandes, ligeiramente batidos
1/2 xícara de óleo de canola
1 xicara de leite integral
1 xícara de água fervente
Para preparar o bolo, primeiro, pré-aquecer o forno. Untar o fundo de duas formas redondas de 22 cm, cobrir o fundo com papel manteiga, depois untar e enfarinhar o fundo (com o papel) e os lados da forma.
Numa tigela, colocar o açúcar,  a farinha, o cacau, o sal, o fermento e o bicarbonato. Misturar, juntar o ovo, o leite e o óleo, bater levemente por dois minutos. Juntar a água fervente e mexer rapidamente, até homogeneizar. Despejar a massa nas formas preparadas e levar ao forno por 30 a 35 minutos. Faça o teste do palito para conferir se o bolo está assado.  Deixe esfriar.
Para o recheio e cobertura, numa panela pequena, misturar uma xícara e um quarto de açúcar e uma xícara de nata e leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente. Reduzir o fogo e ferver por seis minutos. Juntar 150 gramas de chocolate amargo (a receita manda usar chocolate 99% cacau, mas não é fácil de encontrar por aqui, usei o chocolate amargo, tipo culinário, que tinha em casa) e 8 colheres de manteiga, cortada em pedaços pequenos, mexer até derreter. Colocar em uma tigela, junte uma colher de extrato de baunilha  e deixar esfriar, mexendo gentilmente de vez em quando, mas sem bater.  Se o dia estiver muito quente, colocar na geladeira, para que adquira consistência cremosa, semelhante a musse.
Para montar, desenformar um dos bolos, retirar o papel, colocar no prato de servir, cobrir com 3/4 de xícara do creme, usando uma espátula aquecida. Coloque o outro bolo por cima e e espalhe o restante do creme, no topo e dos lados do bolo.



Não é exagero tudo o que disseram, este bolo é realmente maravilhoso... Um dos melhores que provei, e, com certeza, o melhor que eu já fiz. A massa é bem escura, mas fofa e leve, não exageradamente doce. A cobertura é espetacular, cremosa e brilhante.

Este bolo é tão gostoso e tão fácil de preparar que conquistou o lugar de "meu bolo de festa"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll