quinta-feira, 31 de março de 2011

Macarrão gratinado com abóbora e espinafre


Está pronta a plantação
Para esperar uma boa safra
De milho, jerimum e feijão
(Augusto Secundino, A peleja do sertanejo para cuidar do roçado)
Descobri as abóboras assadas com especiarias no livro do Jaime Oliver, O chef sem mistérios, com a receita da página 148, "abóbora assada picante". Assim preparada, o sabor da abóbora fica concentrado, delicioso. E rende ótimos pães, bolos, risotos, recheios para massa, sopas. Para preparar, simplesmente abrir a abóbora, tirar as sementes, cortar em fatias, passar em uma  mistura de azeite e ervas (desta vez usei tomilho, salvia e canela) e colocar em uma assadeira com a casca para baixo.
Geralmente aproveito para preparar a abóbora quando estou fazendo algum outro assado. Deixo no forno baixo, até ficarem bem assadas - pelo menos trinta minutos. Depois, deixo esfriar, guardo em um pote e conservo na geladeira para ir usando conforme a inspiração.
Desta vez, usei alguns pedaços para preparar um gratinado de macarrão, ao qual as fatias de abóbora agregaram sabor e cor.

Numa tigela, misturei um ovo, meia xicara de leite, meia xícara de ricota, duas colheres de queijo minas ralado. Juntei um punhado de espinafre e uma xícara de macarrão cozido. Untei dois pequenos ramequins, coloquei em cada um alguns pedaços  de abóbora assada, depois despejei a mistura  da tigela. Levei ao forno por vinte minutos, até dourar a cobertura.
Este gratinado ficou perfeito como acompanhamento, mas também pode ser um ótimo prato principal. As fatias de abóbora no meio do gratinado faziam pequenas supresinhas amarelas no céu da boca, com textura cremosa e levemente adocicada, dando um contraste de sabor a cada mordida.

2 comentários:

  1. Que idéia boa guardar dessa forma e ir utilizando, adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Fla. As aboboras assadas ficam super gostosas, quando estão na geladeira, a gente quer colocar em tudo que está cozinhando... Experimenta!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll